O que você faria se uma criança dissesse que iria se matar porque uma voz em sua cabeça disse que o fizesse? Isso parece história de filme de terror, mas na vida do norte-americano Yospie Cardoso, o terror foi real. Aos 7 anos, ele começou a apresentar comportamentos estranhos e veio a ser diagnosticado como esquizofrênico. Recentemente, o rapaz decidiu falar sobre a doença por meio de fotos em um ensaio pungente.
“A razão pela qual eu comecei a documentar é porque fotografia é o que sei fazer de melhor. Eu encontrei minha própria medicina na fotografia e ela permite que eu pense de uma maneira a qual não estão acostumado“, afirmou ao NY Daily News. Cardoso passou boa parte de sua infância e juventude recebendo tratamento em hospitais e sob o efeito de medicamentos que o transformavam em um verdadeiro zumbi.
A esquizofrenia é uma doença de base hereditária e consiste em uma dificuldade de distinguir o que é real daquilo que não o é. Com isso, Cardoso luta até hoje contra alucinações, paranoia, ansiedade, medo e raiva, sensações que podem ser controladas com o uso de medicamentos, mas que dificilmente desaparecem por completo.

A motivação principal de fazer o ensaio veio de seus três filhos. Como a doença é hereditária, há a possibilidade de um deles vir a apresentá-la. “Eu fiz por eles porque eu sei o quão difícil é – eu lutei com isso minha vida toda e a última coisa que quero é que meus filhos tenham dificuldades ou pensem estar só, porque é assim que eu me sentia“, desabafou.
Confira as fotos:












Todas as fotos © Yospie Cardoso