Fotografia

Fotógrafo propõe desafio: enxergar as crianças para além de suas doenças raras

por: Redação Hypeness

Quando você vê uma criança que possui alguma deficiência ou doença, você enxerga os sintomas ou a criança? É justamente por essa mudança de perspectiva que o fotógrafo Ceridwen Hudhes criou a organização Same but Different (“Igual, Mas Diferente”, em tradução livre), que apoia pessoas com doenças raras, e retrata essas crianças enquanto conta suas histórias.

Pai de Isaac, um garoto que sofre da raríssima Síndrome de Moebius, o fotógrafo vive com a frustração de ter seu filho visto pela sociedade não como uma criança, mas como o portador de uma doença. Por isso, deu início à série de imagens intitulada Rare Project (“Projeto Raro”), que traz crianças que, apesar de lutarem diariamente contra condições de saúde complicadas, têm sonhos, desenhos animados favoritos, comidas prediletas e brincam, riem e vivem como qualquer outra.

Eu uso minhas habilidades de fotógrafo para capturar a real pessoa por trás da doença e respaldar as imagens com a história sobre a pessoa, como elas são, o que elas gostam e como a doença as afeta”, contou ele ao Bored Panda.

Veja as imagens e as histórias por trás delas:

Matthew adora futebol. Ele possui a síndrome de Crouzon e usa um implante coclear.

same-different

Elizabeth adora dançar e recentemente começou aulas de balé. Ela possui hidrocefalia.

same-different2

Tomos sonha em jogar futebol no Manchester United. Ele tem espinha bífida.

same-different3

April é muito amigável, doce e conquista qualquer pessoa. Ela sofre com a síndrome de Hurlers.

same-different4

Grace adora os personagens da Disney, especialmente o Mickey. Ela sofre com diversas doenças, como sopro cardíaco, má formação na espinha e no baço.

same-different5

Heidi adora ir ao cinema, não dispensa uma maquiagem e gosta de brincar com suas princesas Disney. Ela sofre com a síndrome de Ehlers Danlos, que afeta sua mobilidade.

same-different6

Faith tem um ótimo senso de humor e é muito querida. Ela sofre com a síndrome de WAGR, uma disfunção genética que causa diversas doenças em sua visão, como glaucoma e catarata.

same-different7

[Via Bored Panda]

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Black Friday: Ensaio reflete sobre desperdício em tempos de consumismo desenfreado