Inspiração

Série tocante mostra como uma mãe chimpazé compensou a perda de seus filhotes

por: Redação Hypeness

Mais do que uma simples construção cultural, a maternidade parece ser de grande importância para muitas espécies de primatas. É o caso da gorila Koko, que adotou dois gatinhos em seu 44º aniversário, e também da chimpanzé Foxie, que, após 12 anos sendo usada em testes de laboratório, hoje cuida de bonecos infantis como se fossem suas próprias crias.

A realidade e o passado do animal é triste – enquanto vivia em laboratórios, Foxie foi usada inicialmente para testes para a vacina da hepatite e, algum tempo depois, acabou sendo usada para dar à luz a novos chimpanzés, que também seriam testados em pesquisas. Durante esse tempo, ela teve quatro filhotes, todos retirados dela muito cedo.

Desde 2008, a primata vive em uma reserva conhecida como Chimpanzee Sanctuary Northwest. Na época, os responsáveis informaram que ela não se daria bem após tanto tempo confinada aos laboratórios – e isso até foi verdade no primeiro momento, quando Foxie não queria saber dos brinquedos oferecidos a ela. Mas não demorou muito para que ela adotasse o seu primeiro boneco e o tratasse como um verdadeiro filhote.

Às vezes ela carrega os bonecos nas costas como uma mamãe chimpanzé faz com a cria“, contou Diana Goodrich, que trabalha no espaço, ao The Dodo.

chimp7

Hoje, ela já possui diversos bonecos e dedica a eles um amor sem igual, o que indica que ela teria sido uma ótima mãe, se pudesse criar seus próprios filhotes. Dá só uma olhada em quanto amor:

chimp1

chimp2

chimp3

chimp4

chimp5

chimp6

chimp8

Todas as fotos: Reprodução

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cão aprende a falar usando máquina de escrever e já sabe 29 palavras