Inovação

Vídeo mostra o que acontece com o seu corpo quando você para de tomar banho

por: Redação Hypeness

É tão comum tomarmos de um a dois banhos por dia que sequer pensamos sobre o fato de isso ser bom ou não para nosso organismo. Parece que quem passa um só dia sem uma boa chuveirada só pode ser um primo distante do Cascão, aquele personagem sujinho da Turma da Mônica. Será?

Um vídeo criado pelo The Huffington Post mostra o que acontece quando paramos de tomar banho. Cerca de 1.000 espécies de bactérias e 80 tipos de fungos vivem na sua pele nesse exato momento, mas, ao invés de ficar com nojinho, é importante saber que a maioria deles são, na verdade, bons para a nossa saúde, responsáveis justamente por evitar que fungos e bactérias nocivos se instalem em nosso corpo.

O banho acaba sendo nossa segunda defesa nesse sentido. Assim, quando deixamos de nos banhar por um período, é mais fácil para os micróbios nos infectarem, o que pode acarretar em doenças como diarreia e gripe. Isso também pode causar infecções na pele ou agravar problemas pré-existentes, como acne ou foliculite, por exemplo.

banho1

Por outro lado, tomar banho com muita frequência também pode ressecar a pele e tirar a sua oleosidade natural, causando inflamações e deixando você mais vulnerável a infecções. Usar muitos produtos antibactericidas também pode ser um problema, já que eles também matam os germes naturais que vivem em nosso corpo, eliminando a nossa principal defesa.

Então, qual seria a periodicidade ideal para tomarmos banho? Segundo o vídeo, pessoas que trabalham na área da saúde ou que se exercitem diariamente, devem tomar banho todos os dias, mas, quem possui um estilo de vida sedentário, pode se preocupar com isso apenas 3 vezes por semana.

Dá o play para saber mais (em inglês):

banho2

banho3

banho4

banho5

Todas as fotos: Reprodução Youtube. 

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Companhia aérea cria rede de restaurantes de ‘comida de avião’ em terra firme