Criatividade

10 motivos pelos quais as fotos de uma câmera fotográfica vão muito além das de um celular

Redação Hypeness - 13/12/2015

Não tem coisa mais decepcionante do que voltar de uma viagem ou de um evento para o qual você se preparou por meses e ver que as milhares de fotografias tiradas por lá ficaram horríveis.

É, nem sempre adianta gastar o dedo clicando imagens com o seu celular: algumas vezes pode valer a pena investir em uma boa câmera, capaz de capturar as imagens do jeitinho que você queria. Sabe qual a diferença?

1. Fotos em qualquer horário

Quase todo mundo já tentou e quase todo mundo já desistiu de fotografar à noite usando apenas o celular. A única saída acaba sendo usar o flash e ter como resultado uma foto com uma luz estourada… Já as câmeras fotográficas oferecem muitas possibilidades nesse sentido e permitem que você registre fotografias incríveis em qualquer horário do dia – aqui tem dicas para acertar na iluminação ao registrar retratos noturnos. Assim, você não precisa contar com a sorte – e com o tempo bom – para ter os melhores registros.

2. Capture o movimento

Se você alguma vez já tentou fotografar uma cena em movimento com seu celular, provavelmente já percebeu que essa é uma missão quase impossível. Com uma câmera fotográfica, a tarefa passa a ser simples e você só precisa configurar alguns pontos para capturar a imagem perfeita. O tutorial abaixo ensina como fazer isso:

[youtube_sc url=”http://youtu.be/RhGpJH0jD30″]

3. Imagens mais estáveis

Quem gosta de registrar fotografias de longa exposição sabe a importância de uma câmera com estabilizador de imagens. Ele te ajuda a evitar os borrões e a tirar fotos mais nítidas e sem imperfeições decorrentes de movimentos involuntários.

Canon2

4. Disparo contínuo

Alguns aplicativos para celular já permitem que você realize disparos contínuos enquanto fotografa alguma cena. Mas, para que isso seja possível, eles sacrificam a qualidade das imagens. Com uma câmera como a Canon EOS Rebel T5i em mãos, é possível acionar o modo de disparo contínuo, que captura até 5 fotos por segundo em alta qualidade.

5. Filme com qualidade

É claro que seu celular vai ser perfeito para registrar aquele vídeo engraçado que você gravou só para enviar para um amigo por Whatsapp e irá apagar cinco minutos depois. Mas, se quiser filmar um momento para rever ao longo dos anos, vai ser preciso de uma boa câmera, capaz de capturar os detalhes da cena. Vale para o casamento do seu melhor amigo ou para aquela viagem que você fez questão de registrar cada minuto.

6. Armazenamento

No celular, suas fotos estão competindo por espaço com diversos aplicativos, jogos, seus e-mails, músicas que você ouve através do aparelho e toda a sorte de arquivos. Não é incomum acontecer da memória simplesmente não dar mais conta e você perceber que não cabe mais nada ali dentro. Com uma câmera fotográfica isso não irá acontecer, já que o espaço para suas fotos será destinado só para elas (e você sempre poderá ter um cartão de memória extra caso queira registrar muitas fotografias em um mesmo dia).

Canon1

7. Mais lentes, mais liberdade

Câmeras DSLR oferecem a opção de troca de lentes, o que permite que você utilize o equipamento adequado para cada registro. Algumas lentes podem ser mais indicadas para quem pretende registrar um retrato, por exemplo, enquanto outras são perfeitas para aquela paisagem de tirar o fôlego. Saber escolher entre elas é uma arte e também um bom motivo para explorar ainda mais as potencialidades da sua câmera.

8. Tamanho do sensor

Quanto maior o sensor de uma câmera, maior será a sua sensibilidade à luz. Isso acontece porque sensores maiores oferecem mais espaço para cada pixel, permitindo que as fotos ganhem uma maior riqueza de detalhes.

9. Bateria que não te deixa na mão

Dizem por aí que o homem já chegou na Lua, mas ainda não conseguiu criar uma bateria de celular que dure tanto quanto a gente gostaria. E, se você sair para fotografar com o seu smartphone por aí, a chance de sua bateria acabar bem no momento de mais inspiração é bem grande. Com uma câmera fotográfica você fica livre desse perrengue e pode fotografar o dia inteiro sem medo de ficar na mão.

10. Foco no que interessa

Sabe quando o que você quer é registrar um ponto, mas o que está ao fundo não tem nenhum interesse para a imagem? Quem fotografa com o celular não tem muitas opções para se livrar disso, a não ser recorrer a uma edição posterior, mas quem opta pela câmera fotográfica sabe que é super fácil desfocar o fundo de uma imagem e evitar registrar cenas constrangedoras, como mostra o vídeo abaixo:

[youtube_sc url=”https://youtu.be/ldgDSA316uc”]

Uma boa dica para quem já decidiu aposentar o smartphone dessa tarefa, mas não sabe qual câmera escolher é conhecer as opções oferecidas pela Canon, como a EOS Rebel T5i, que oferece todas essas possibilidades e mais algumas.

A marca também busca auxiliar quem está aprendendo a fotografar através de dicas e tutoriais disponíveis na plataforma de ensino Canon College, onde você vai descobrir como conseguir diferentes efeitos explorando todo o potencial de sua câmera.

No vídeo abaixo, por exemplo, você confere o funcionamento da EOS Rebel T5i:

[youtube_sc url=”https://youtu.be/PtHQK88nVk4″]

artigo_patrocinado

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Curiosidades sobre a história da festa junina – uma festa originalmente camponesa e pagã