Estilo

5 cidades pelo mundo que todo amante de café precisa conhecer

por: Redação Hypeness

Poucos resistem a uma boa xícara de café. Mas, para quem é apaixonado pelos grãos, pelas técnicas e, claro, pela saborosa bebida, tomar café e aprender sobre ele nunca é demais.

Pelo mundo, o café é uma das bebidas mais consumidas, mas há cidades em que as pessoas têm uma relação mais próxima com a bebida e em que os amantes do café podem se deliciar ainda mais com os diferentes tipos de café e a cultura atrelada a ele.

1. São Paulo, Brasil

Cafe-SP-Coffee-Lab-Mario-Rodrigues
Foto © Coffee Lab/Mario Rodrigues

A economia de São Paulo (SP) há tempos já não depende exclusivamente do café, mas a cidade tem feito bom proveito da força cafeeira que ainda existe no Brasil (estima-se que 40% dos grãos de café produzidos no mundo venham daqui) e do gosto do brasileiro pelo cafezinho.

Fora o pingado sagrado de cada dia, diversas cafeterias têm experimentado com grãos e, trazendo influências de Portugal e da Itália, capricham em diferentes formas de servir o café.

2. Oslo, Noruega

cafe-oslo-nordiccoffeeculture
Foto © Nordic Coffee Culture

O longo e escuro inverno talvez seja uma das razões pelas quais alguns dos países que mais consomem café no mundo estejam na Escandinávia. Em Oslo, capital e a maior cidade da Noruega, o café é levado a sério e pode ser consumido em todos os momentos do dia – do café da manhã ao fim do jantar.

Diferente do café forte a que nós brasileiros estamos acostumados, o café norueguês é mais leve e adquire até mesmo um certo aroma frutado. Mas se for pedir um café por lá, tente esquecer o leite, o creme ou o açúcar: os noruegueses costumam preferir o chamado sort kaffe, o famoso café preto.

3. Istambul, Turquia

cafe-istambul-kelly-johnson
Foto © Kelly Johnson

Café turco, já ouviu falar? Preparado sem o filtro, no Ibrik, uma panela especial, o fino pó de café se acumula no fundo da xícara e tem somado ao seu sabor encorpado especiarias como canela, cardamomo e anis estrelado.

A Turquia, que já foi um dos grandes pólos de café no mundo, hoje prefere o chá, mas aos poucos a cultura do café se reestabelece em Istambul, impulsionada por cafeterias artesanais, que buscam exaltar a qualidade do café turco.

4. Seattle, EUA

cafe-seattle-seattlecoffeescene
Foto © Seattle Coffee Scene

Talvez o café do Starbucks não seja a melhor referência de café que Seattle, nos EUA, pode ter, mas foi lá que a mundialmente famosa rede de cafeterias começou. A cidade é também conhecida por suas diversas cafeterias artesanais e misturas únicas de grãos, que encantam o paladar.

Seattle chega a ter incríveis 23 cafeterias a cada 100 mil habitantes e é nesses lugares que boa parte da vida social dos moradores da cidade acontece – de encontros românticos a conversas com amigos após o expediente.

5. Roma, Itália

cafe-roma-maikupon
Foto © Maikupon

Capuccino é uma delícia, mas quem ousa pedir um desses depois das 11 da manhã em Roma, vai receber como resposta uma risadinha de quem conhece café e o sistema digestivo muito bem – tomar leite de barriga cheia não faz nada bem, acreditam eles.

Beber café na Itália é tão natural quanto beber água, mas os tipos de café têm seu horário: cappuccino pela manhã, espresso à tarde e caffe corretto, servido com grappa ou conhaque, para encerrar a noite. Enquanto que países como os Estados Unidos e o próprio Brasil gostam de experimentar com grãos e formas de fazer e servir a bebida, os italianos apostam nos métodos tradicionais e não decepcionam.

Mas para degustar um café saboroso, não é preciso gastar muito ou sequer sair de casa. O Café Pilão lançou o Pilão Espresso, que traz toda a força do já conhecido Pilão em cápsulas compatíveis com a máquina Nespresso®*, tornando a hora do café mais prática, sem perder a qualidade.

KV_Pilao_Final2

As cápsulas, feitas com grãos de altíssima qualidade, vêm em três intensidades: Splendente, com um blend de grãos 100% Arábica, que proporciona um sabor com notas de castanhas e toque cítrico, além de uma delicada camada de creme dourada e aveludada que oferece um toque final à bebida, Supremo, com notas de chocolate amargo e avelãs torradas e tem nível 10 de intensidade, e o Fortissimo, fruto da combinação do refinado sabor do café Arábica mesclado com a força de grãos Robusta em uma torra acentuada, também com intensidade 10.

Deu vontade de um cafezinho? O Pilão Espresso já está disponível nos supermercados.

A força de Pilão agora em cápsulas compatíveis com Nespresso®*”

* Marca de um terceiro, não relacionado à D.E Cafés do Brasil Ltda.

Pilao

artigo-patrocinado


Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Crocs vai além e lança plataforma inspirada no balde de frango frito do KFC