Criatividade

8 dicas para tirar fotos originais enquanto viaja

por: Redação Hypeness

Sabe quando todo mundo parece ter ido pro mesmo lugar e tirado exatamente as mesmas fotos durante as férias? Você acaba não vendo graça nenhuma em reproduzir aquela pose igualzinha à de todo mundo enquanto tenta evitar a multidão de turistas que também querem uma foto igual à sua.

Enquanto isso, parece que algumas pessoas sempre tem uma foto incrível para mostrar daquele cantinho da cidade por onde você nem passou ou mesmo bem perto de onde esteve, mas sob uma ótica toda especial. Por sorte, é um talento que pode ser aprendido e treinado: o de tirar fotografias originais enquanto viaja. Já vamos avisando: nesse post, está proibido tirar fotos sorrindo de braços abertos na frente de uma praia paradisíaca.

Confira nossas dicas para deixar suas fotografias muito mais interessantes:

1. Busque os melhores pontos

Não adianta: se você ficar exatamente no mesmo lugar que todo mundo, sua foto vai se parecer bastante com as outras. E o ângulo é, sem dúvida, um dos pontos mais importantes para um registro original. Geralmente, pontos mais altos favorecem quem busca registrar um evento, a arquitetura interna de um local, ou mesmo uma vista privilegiada da cidade. Saia do lugar e explore essa vantagem.

1

2. Em busca do ângulo certo

Mesmo quando você chegou a um ponto perfeito para fotografar, pode ser necessário se movimentar um pouco para acertar o ângulo. Não tenha medo de se abaixar, deitar no chão, ou mesmo levantar a câmera sobre a cabeça se isso significar uma fotografia mais completa.

Fotos © Pablo Magalhães

3. Diga não ao flash

Sua foto era para ser perfeita. Estava tudo bem programado: composição, ângulo, foco… Mas aí o flash saiu estourado e parece que tem um espírito baixando bem no meio da fotografia. Por mais que a iluminação extra seja necessária de vez em quando, o melhor é evitá-la ao máximo jogando apenas com a luz natural.

Uma dica simples e bastante útil para quando o flash é necessário é usar um guardanapo comum na frente da saída de luz para diminuir a sua intensidade e torná-la mais natural. Quem viaja com câmeras profissionais também pode ajustar o ISO e, nesse caso, usar um tripé ou apoiar a câmera em algum lugar estável irá evitar que suas fotos saiam tremidas.

3

Foto © Borboletas na Carteira

4. Brinque com a luz

Todo mundo adora tirar fotos do pôr-do-sol, mas pouca gente sabe que é possível explorar ainda mais a iluminação diferenciada do crepúsculo. Se você aproveitar bem a luz, verá que ela deixa o objeto que está de costas praticamente na penumbra, parecendo uma silhueta. Registrar esse momento em preto e branco fará com que a foto ganhe um valor minimalista e bastante misterioso.

4

Foto © Pablo Magalhães

5. Múltiplos cliques

Quase ninguém acerta de primeira e mesmo os fotógrafos profissionais precisam registrar muitas fotografias até conseguir uma que saia exatamente como haviam imaginado. Experimente clicar a mesma imagem de diferentes ângulos e mexer um pouco na composição até conseguir a foto ideal. Pode tomar um pouquinho mais de tempo, mas é bom lembrar que você está de férias.

5

Foto © Old Tea Book

6. Alinhamento

Não tem nada sobrando na sua foto? E será que não está faltando nada também? Pense nesses detalhes antes de fazer o clique. Linhas e traços estão todos alinhados e dentro do esperado? Então é hora de fotografar.

6

7. Muita calma nessa hora

Aquela foto incrível que você viu na revista ou blog de viagem não surgiu do nada. Muitas vezes é necessário esperar o momento certo para registrar cada foto e, assim, conseguir um ponto de vista especial. É o caso da imagem abaixo, que não teria o mesmo impacto se o dragão não estivesse cuspindo fogo no exato momento do clique.

7

Fotos © Pablo Magalhães

8. Depois da viagem

É fundamental editar suas fotografias. Por mais que algumas pareçam prontas assim que saíram da câmera, a maioria delas pode ser melhorada com alguns retoques no brilho e contraste. A boa notícia é que atualmente não é preciso ser nenhum expert para isso, já que muitos apps podem salvar a vida de quem quer editar uma imagem e não sabe nem por onde começar. Além do conhecido Instagram, há ainda apps como VSCO Cam, Photoshop Express, Pixlr Express e Snapseed.

8

Foto via

*Esse post faz parte da parceria Hypeness e Canon, que criaram um canal especial (e bem inspirador!) para te mostrar como uma câmera fotográfica é tudo. Se uma imagem vale por mil palavras, o que dizer desses posts aqui? Porque “Momentos especiais merecem uma Canon”. #omelhorclick

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Xuxa e Faustão casando, sexo com camisinha furada e outras pérolas dos anos 1990 do Capas de Revistas