Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Algumas pessoas parecem estar destinadas a fazer o que amam, independente das circunstâncias apresentadas pela vida no caminho para realizar esse sonho. João Machado, nascido em Xique-Xique, no interior da Bahia, pode se considerar uma destas pessoas.
Ele foi tentar a vida em São Paulo nos anos 90, quando, após passar 5 meses desempregado, conseguiu um trabalho na construção civil. Com o dinheiro que juntou, conseguiu comprar de um colega de trabalho uma câmera fotográfica analógica, usada, da marca Nikon. Foi aí que a vida dele começou a mudar, quando João aproveitava o tempo livre para experimentar a câmera e desenvolver um olhar próprio na hora de registrar suas fotografias.
Mas a vida dá voltas e, novamente desempregado, ele precisou voltar para Xique-Xique, onde um fotógrafo amigo da família o presenteou com uma câmera e o incentivou a voltar para São Paulo e seguir o sonho de se tornar um fotógrafo. O conselho foi seguido à risca e logo João estava trabalhando em uma empresa fazendo fotos de formatura, oportunidade que usou para desenvolver melhor sua técnica.
Para aprender ainda mais sobre o assunto, ele estudava com revistas especializadas e começou a descobrir seu talento para a fotografia autoral.
Hoje vivemos em uma era digital em que as imagens se espalham diariamente através das redes sociais. Para se adaptar, o fotógrafo agora trabalha com câmeras digitais da Nikon. Como as câmeras DSLR da marca possuem wi-fi integrado, fica mais fácil para ele compartilhar as imagens diretamente com smartphones e publicá-las na internet.
O tema de suas fotos também mudou: João agora retrata suas raízes, o sertão nordestino e, há 12 anos, acompanha as romarias de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, onde registra os romeiros e seus hábitos. Por trazer um olhar local, ele sabe como ninguém como capturar a simplicidade e a beleza da região.
A técnica desenvolvida por João envolve se enturmar com as pessoas do local, para captar cenas mais espontâneas. Ele também sabe sempre o momento certo do pôr e do nascer do sol. Quem quiser conhecer mais do trabalho do artista, não pode perder de conferir a mostra “O Sertão de João Machado”, que ficará em exposição até o dia 16 de janeiro na Galeria Nikon, na Vila Madalena, em São Paulo.
Dá o play para conferir um pouco mais da história do fotógrafo:
[youtube_sc url=”https://youtu.be/VBM5d7viCaw”]
Publicidade
A fotógrafa Ilian, de Londres, especializada em imagens de comidas e bebidas, criou essas incríveis e detalhadas...
Todo ano milhares de fotógrafos miram suas lentes para o que o planeta tem de melhor, e registram a natureza em busca...
As fotografias censuradas no Instagram já renderam o que falar. Na teoria, a rede social proíbe a publicação de...
O fotógrafo Drew Gardner teve uma ideia curiosa: e se ele encontrasse os descendentes de figuras históricas para...
No final dos anos 60, milhares de jovens norte-americanos que estavam fartos da violência, do consumismo e das...
Quando o vietnamita Le Van Se se apaixonou pela jovem Nguyen Thi Loi, corria o fim dos anos 1930, os dois estavam...
Se normalmente gatos são um tanto arredios e só fazem o que querem, Maro é um felino diferente. Não só parece ser,...
A selfie existe faz tempo, desde os tempos das ‘xeretas’ analógicas tinha gente que se esforçava pra fazer aquela...
O carioca Paulo del Valle, de 25 anos, é fotógrafo e instagrammer profissional. Você sabe o que é isso? Basicamente...