Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Passar uma vida dentro de uma prisão pode ser uma experiência brutal, depressiva e traumática. Mas o americano Gil Batle escolheu um tela bem delicada para representar suas histórias atrás das grades: ovos de avestruz.
Após duas décadas entrando e saindo de prisões da Califórnia, EUA, condenado por diferentes crimes, como fraude bancária e falsificação de documentos, Gil Batle atualmente vive em uma tranquila ilha nas Filipinas onde descobriu um novo talento, dessa vez sem infringir quaisquer leis. Com o uso de brocas, facas e bisturis, Batle começou a retratar seu passado na cadeia através da escultura.
O talento para a ilustração já existia antes. Atrás das grades Batle usava sua técnica para criar retratos, que trocava por comida ou cigarros, e tatuagens que gravava na pele dos outros detentos. Os ovos, em contramão, foi uma coincidência. Após sair da prisão ele foi presenteado com um exemplar por um amigo. Foi aí que o artista encontrou o diferencial da sua obra.
Os temas das esculturas são variados. Vão de cenas cotidianas, como os cuidados no jardim ou a rotina solitária dos detentos, a representações de violentas cenas, como rebeliões, agressões e as invasivas revistas realizadas pelos guardas nas cavidades do corpo dos presos. Homens com cabeças de animais também são representações recorrentes no trabalho de Batle, em uma clara metáfora à selvageria encontrada no sistema prisional americano.
Sua exposição Chocado na Prisão: A Arte de Gil Batle atualmente está em exposição na Galeria Ricco Maresca, em Nova Iorque. Lá os visitantes podem conhecer os 19 ovos criados pelo artista até o momento, com direito a uma lupa para não perder nenhum detalhe.
Todas as fotos: Divulgação
Publicidade
Itens temáticos de decoração e divertidíssimos de montar, sets de LEGO inspirados em filmes são opções...
Quem falou que brincadeira não é coisa séria? Dá uma olhada nesses playgrounds que ficam em diversos bairros de...
Todos já tentamos construir, pelo menos, umas pequenas torres usando nosso baralho de cartas. Mas dificilmente ousamos...
Você vai parar de comer as canetas Bic, agora irá comer com elas. O estúdio italiano zo-loft criou o Din-Ink para um...
Muito style essa mesa baralho (ou house of cards) que o escritório de arquitetura e design do brasileiro Maurício...
A Shell está trazendo para o Salão do Automóvel 2010 um Nissan 370Z totalmente transparente. Ele é feito...
Depois de chorar umas 15 vezes no cinema e passar noites pensando que "tinha espaço para o Leonardo DiCaprio em cima...
Demais esse case para laptop, que mistura pasta, mesa para trabalho e cadeira. O designer responsável é Nick Trincia,...
O designer Fabian Kreuzer criou um conceito de geladeira usando leitores RFID, banda larga e telas touch screen...