Inspiração

Vídeo revelador conta as histórias de assédio de alunas da USP

por: Redação Hypeness

O jornal universitário da Universidade de São Paulo (USP), Jornal do Campus, foi ouvir casos de assédio sofrido por universitárias e reuniu os depoimentos em um vídeo que já circula nas redes sociais. As situações falam sobre casos envolvendo alunos, funcionários e até professores.

Nota: As mulheres retratadas no vídeo não são as vítimas de assédio. Elas foram convidadas, e toparam, relatar o depoimento das alunas da universidade.

O assunto ganhou força em 2014, quando algumas histórias chegaram até a mídia. Já em março deste ano, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi feita pela Assembleia Legislativa de São Paulo para investigar casos de abuso em ambiente universitário. Foram divulgados 112 estupros ocorridos só na USP nos últimos dez anos.

Segundo uma pesquisa de 2013 coordenada pela professora Maria Fernanda Tourinho Peres, da FMUSP, 43% dos alunos de Medicina contaram já ter passado por assédio ou violência sexual durante o curso. O Núcleo de Mulheres de Relações Internacionais, em 2015, fez uma análise com estudantes Instituto de Relações Internacionais (IRI) e recebeu 69 respostas, de um total de 150 alunas. Dessas, cerca de 75% já sofreram machismo na unidade e 64% afirmaram já ter passado por alguma situação de assédio.

Para saber mais, o movimento já pode ser identificado pela hashtag #meuassédionausp.

assedio-usp1

Larissa – Psicologia

“Eu sempre passo sorrindo e dou bom dia para todos os vigias. Até que um dia minha amiga me disse: ‘nossa, ele deu uma secada absurda na sua bunda‘. Fiquei bem constrangida. Tô dando um bom dia e acontece isso.”

assedio-usp3

Thaís – Jornalismo

“Toda vez que você está com roupa de corrida aqui na universidade é bem difícil andar porque todo mundo fica mexendo com você. Na bicicleta é pior ainda, acho que tem algum estigma de você estar montada em alguma coisa, não sei. E aqui é um lugar ótimo, mas você se sente acuada por conta disso.”

assedio-usp4

Isabela e Paula – Jornalismo

“Meu primeiro assédio na USP foi quando eu e a Paula fomos assinar a lista de chamada, que estava na mesa e, quando a gente foi abaixar pra assinar, ele falou umas coisas bem asquerosas, tipo ‘gosto de ver vocês curvadas‘”.

assedio-usp8

Thaís – Economia

“Às vezes vou ao banco e passo pelo ponto de táxi da ECA e vejo que os taxistas olham. As pessoas te olham só porque você está de shorts. Quando eu vinha pra cá de ônibus, dificilmente vinha de shorts ou saia, sempre calça.”

assedio-usp2

Todas as imagens: Reprodução YouTube

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Terapia orgástica: gozei 15 vezes seguidas e a vida nunca mais foi a mesma