Design

Artista usa madeira para criar esculturas coloridas e hipnotizantes que brincam com a sua mente

Gabriela Alberti - 19/12/2015 às 08:00 | Atualizada em 19/12/2015 às 09:13

Sean Newport, artista norte-americano baseado em São Francisco, Califórnia (EUA), é conhecido por suas esculturas que criam uma estética digital através de processos analógicos.

Para conseguir este efeito, Sean trabalha com madeiras em formas tridimensionais e as organiza em padrões, sempre abusando muito das cores. O resultado deste processo são fascinantes e coloridas esculturas em formato de desenhos geométricos.

Um dos principais objetivos do artista, que começou na marcenaria, é manipular a cor e a luz de uma forma que consiga enganar a realidade. Cada forma é individual e cria uma percepção única dentro de si. Quando multiplicadas, lançam sombras de um lado e iluminam de outro. Ou seja, qualquer mudança de luz ou perspectiva faz com que você veja a obra de um jeito diferente.

10

12

13

9

Sean, que acabou de expor na famosa Scope (uma das maiores feiras de arte do mundo, que aconteceu durante a Miami Art Week), conta ainda que é “fascinado pela percepção de como a nossa consciência se comporta quando confrontada com a ilusão ótica, e de que gosta de explorar como nosso cérebro reage a ela. Com isso, seu trabalho nos permite testarmos as noções de realidade que estão consolidadas dentro de nós.

2

3

6

7

4

Sean Newport na Scope Miami 2015.

5

Fotos: Eugene Kim, Shaun Robert e Divulgação.

Publicidade


Gabriela Alberti
Aquariana, curitibana, canhota e (só um pouco) teimosa. Curiosa desde o berço, tô sempre em busca de novidades, da senha do wi-fi, de novas séries para virar o fim de semana e de passagens promocionais para, quem sabe um dia, dar a volta ao mundo.

Canais Especiais Hypeness