Inovação

Cientistas criam bactéria que promete impedir a obesidade

por: Redação Hypeness

Cerca de 30% da população mundial sofre de obesidade – são mais de 2 bilhões de pessoas, o que faz do assunto uma questão de saúde pública. Entre as doenças relacionadas à obesidade estão pressão alta, diabetes, doenças cardiovasculares e até mesmo câncer. Quando avaliamos esses dados, percebemos que encontrar a cura para o problema pode ajudar a melhorar a saúde do planeta como um todo.

A boa notícia é que recentemente cientistas dos Estados Unidos criaram uma superbactéria que pode ser capaz de frear a obesidade, ao diminuir o apetite. A bactéria foi criada através de uma mutação da E.coli, que já faz parte de nossa flora intestinal e geralmente é inofensiva.

Com a mutação, ela passou a fabricar o hormônio N-acilfosfatidiletanolamina, cuja função é bem mais simples do que o nome: avisar ao cérebro que já comemos o suficiente e estamos satisfeitos. A novidade já foi testada com um grupo de ratinhos de laboratório: eles receberam a bactéria misturada com água e tiveram comida à vontade durante oito semanas. Após esse período, os cientistas constataram que os ratos haviam emagrecido. É um sinal de que a bactéria cumpriu sua função, ao inibir o apetite dos ratinhos.

Agora, os pesquisadores esperam testar a ideia também em humanos e, se comprovada sua eficácia, será possível disponibilizar bebidas no mercado que venham com a bactéria (uma espécie de Yakult para quem quer emagrecer).

E aí, você arriscaria tomar?

Obesity1

Foto topo via

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Conheça os primeiros indígenas autorizados a produzir maconha medicinal