Inovação

Cientistas dão passo de gigante e conseguem “desligar” proteína associada a diversos tipos de câncer

Câncer. Uma palavra tão pesada que muitos supersticiosos evitam dizer. Realmente é uma doença assustadora. Basicamente, ela nasce de uma rebelião que o corpo humano faz contra si mesmo, onde as células começam a brigar entre si e tudo fica descontrolado. Ah, e remédio nenhum consegue controlar o descontrole.

A boa notícia é – isso pode mudar. Vários pesquisadores têm feito testes ao redor do mundo, com avanços positivos (a natureza é surpreendente e, por vezes, dá ajudas como essa que contamos aqui). Agora, graças a pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, a humanidade pode ter dado mais um passo em frente. É que eles descobriram um método que “desliga” a Ras, principal proteína causadora do câncer.

A função natural da Ras é promover o crescimento celular. Mas imagine que essa proteína sofre uma mutação genética e começa a produzir muito mais para que as células cresçam. É aí que a coisa começa a ficar feia. Tudo fica fora de controle, as funções celulares desregulam dentro do organismo e as células se tornam cancerígenas. Para se ter uma ideia, 90% dos casos dos tumores pancreáticos são causados dessa maneira.

proteina

Mas, como dito, tudo isso tem a possibilidade de acabar. Para desenvolver essa pesquisa, os cientistas trabalharam com pesquisadores da Universidade de Indiana, EUA, e da University Health Network, de Toronto, e testaram um inibidor, o SHP2 – que também é uma proteína – em camundongos com glioblastoma (tipo de tumor cerebral mais agressivo que existe). Notavelmente, o SHP2 reduziu os tumores e inibiu a Ras em mais de 80%.

Os resultados dos inibidores foram incríveis“, diz Michael Ohh, um dos autores do estudo em um comunicado na revista Nature. “Nós ficamos chocados. Nenhuma outra substância teve o mesmo efeito até hoje“, completa.

Agora, a equipe pretende trabalhar mais no estudo e, de acordo com os cientistas, caso o método se revele eficaz em ratos, começar a testar em humanos o mais breve possível.

RasProtein