Viagem

Conheça o castelo do século XIII coberto por grafites de artistas brasileiros

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Quem disse que castelos precisam ser lugares com um ar antigo cobertos de cores sóbrias e sem nenhuma graça? Embora muitos ainda conservem este aspecto, alguns donos de castelos parecem estar decididos a inovar. É o caso dos moradores do Kelburn Castle, localizado a 56 quilômetros da cidade de Glasgow, na Escócia. O que ele tem de diferente? Sua fachada é toda coberta por incríveis grafites!

Construído no século XIII pela família Boyle, o castelo continua sendo lar de seus descendentes, sendo o mais antigo do país a ser habitado continuamente pela mesma família. Em 1703, seu proprietário era David Boyle, que ganhou o título de conde de Glasgow na época. O cargo se sucedeu até o 10º conde, Patrick Robin Archibald Boyle.

Patrick precisou fazer algumas reformas no local. Mas, antes de remover parte do reboco que havia sido adicionado ao edifício nos anos 50, ele aceitou uma sugestão nada convencional de seus filhos: convidar um grupo de artistas de rua brasileiros para pintar as paredes do castelo com seus grafites.

castelo2

O projeto seria destruído três anos depois, segundo um acordo com a Historic Scotland, a agência responsável pela preservação dos monumentos históricos do país. Porém, devido à grande atenção recebida após a pintura, que atraiu turistas do mundo todo, o conde solicitou à agência que a obra se tornasse permanente.

Quem visita o país, pode conhecer o castelo em algumas épocas específicas do ano, já que a família Boyle continua morando por lá. Para saber mais, confira a temporada de 2016.

castelo1

Foto: Divulgação / Foto © Paul Macrae/Flickr

castelo3

Fotos: Divulgação.

castelo4

castelo5

Fotos © Tim Kirman/Flickr

castelo6

castelo7

Fotos © Anne/Flickr

castelo8

Foto © eltpics/Flickr

castelo9

Foto © Tim Kirman/Flickr

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Caruaru dá show na festa de São João, com bolo de rolo de 30 metros e muita arte