Inspiração

Conheça o morador de rua que passou em 1º lugar em concurso público em MG

por: Redação Hypeness

A dedicação é sempre um elemento chave para alcançarmos qualquer objetivo, seja ele pessoal ou profissional. Vontade todo mundo tem de sobra, mas nem sempre nos esforçamos para conquistar aquilo que queremos. Aos 41 anos, um morador de rua que vive em Minas Gerais provou que é, sim, possível mudar de vida e deixou muita gente incrédula ao tirar o primeiro lugar em um concurso público.

Valter Fonseca é natural de Ilhéus, na Bahia, e vive nas ruas de Patos de Minas desde 2005. Tudo começou quando ele se separou da ex-mulher e perdeu o emprego. Daí pra frente, Valter entrou em depressão e começou a beber e acabou perdendo o pouco que tinha. Mas não demorou para ele se dar conta de que teria outras oportunidades na vida.

Foi assim que, com a ajuda da assistente social Maria Augusta de Lacerda Ferreira, diretora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Patos de Minas, ele começou a buscar um novo trabalho. Após indicá-lo para cinco vagas de emprego e ter a proposta recusada em todas elas, Maria Augusta percebeu que o concurso público seria uma boa oportunidade para o morador de rua mudar de vida.

rua
Foto © Selma Cruz/Prefeitura de Patos de Minas

Com a ajuda da assistente social, Valter passou a fazer diversos simulados e estudar para as provas do concurso. “Ele chegou a fazer até três provas em um dia só. A gente sabia que ele estudava nas praças e na rua com os livros que ele buscava aqui”, conta ela. Foram quatro horas de estudo diárias, ao longo de quatro meses, mas não demorou muito para que o resultado de tanto esforço aparecesse: Valter passou em primeiro lugar no concurso para coveiro.

Agora, o morador de rua espera o concurso se homologado para começar a trabalhar, ganhando um salário de R$ 805,18, mais benefícios como vale-alimentação, vale transporte e plano de saúde. “Eu quero sair das ruas. Meu maior sonho é começar a trabalhar para ter a renda própria e conseguir recomeçar minha vida em um lar”, conta ele.

ValterF1

Imagem: Reprodução

ValterF2

Imagem: Reprodução Vídeo/G1 Globo

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Antes de morrer, chimpanzé de 59 anos se emociona ao reconhecer primeiro cuidador