Viagem

Documentário incrível conta a história do homem que conseguiu levar internet às montanhas do Nepal

por: Redação Hypeness

Em algumas regiões remotas do planeta, a internet simplesmente não chega e, num contexto tão conectado, poucas pessoas se dão conta de que isso é possível. Na região de Annapurna, no Nepal, um homem desejava (e batalhava) ter essa tecnologia desde 2001 e, com muita persistência acabou conseguindo finalmente levar conexão às montanhas. Sua trajetória foi registrada num documentário incrível, que mostra o impacto de seu feito na comunidade.

O professor nepalês Mahabir Pun teve tanta força de vontade e criatividade, que construiu um computador artesanal com caixas de madeira e peças encaixadas. Ainda assim, ele não sabia como poderia ficar online, então pediu ajuda enviando um e-mail – checado uma vez por mês em Pokhara, cidade a dois dias de caminhada – ao Serviço Mundial da BBC, que acabou não só o ajudando, mas também publicando sua história, com o objetivo de transmiti-la a outras pessoas que também pudessem ajudar.

A conquista se expandiu, até 2008, para 42 vilas, impactando a vida de aproximadamente 60 mil pessoas. Com o passar do tempo, as comunidades também tiveram acesso a ligações por VoIP, terminais de internet e serviços de telemedicina em locais mais afastados, assim, quando ficam doentes, podem entrar em contato com médicos da região sem a necessidade de ter que percorrer longos caminhos até descobrirem uma simples gripe, por exemplo.

Assista ao documentário e veja o quanto a boa vontade é capaz de transformar muitas vidas:

HIKING FOR EMAILS from Clemens Purner on Vimeo.

mahabirpun9

mahabirpun8

mahabirpun6

mahabirpun7

mahabirpun5

mahabirpun4

mahabirpun3

mahabirpun

mahabirpun2

Todas as imagens: divulgação

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Bristol, na Inglaterra é nomeada ‘melhor destino gastronômico do mundo’; veja o que comer por lá