Inspiração

“Eu vim de barco”: campanha incrível desafia pessoas a olhar pra refugiados de outra forma

por: Mari Dutra

Enquanto muitos países ainda convivem com conflitos e insegurança generalizada, outros lugares parecem ser um oásis de paz para quem busca asilo. Mas, na chegada ao país de destino, muitos refugiados percebem que as coisas não são exatamente como esperavam e precisam enfrentar muito preconceito até conquistar um lugar na sociedade. Na Austrália, uma campanha está tentando mostrar que as coisas não precisam ser assim.

I came by boat” (“Eu vim de barco”, em português) traz retratos de refugiados que se estabeleceram no país e hoje são muito bem-sucedidos em suas áreas de atuação. A campanha busca mudar a mentalidade dos australianos ao receber refugiados e mostrar que eles estão ali para somar com suas habilidades únicas e uma resiliência de dar inveja a qualquer um.

boat

Foto: Divulgação. 

A idealizadora do projeto, Blanka Dudas, é também uma refugiada que encontrou um lar na Austrália, ao sair da Iugoslávia. Ela se inspirou em um projeto semelhante lançado no Reino Unido, onde posteres contavam as histórias de imigrantes que chegaram ao país. Atualmente, os posteres criados por Duda trazem as histórias de três refugiados que conseguiram reconstruir suas vidas em terras australianas, mas ela pretende receber ainda mais contribuições do gênero.

No momento, a campanha está em busca de financiamento coletivo através da plataforma Chuffed, onde espera conseguir um total de AUD 55 mil (cerca de R$ 150 mil). O dinheiro arrecadado será usado para comprar mídia em todo o país para a divulgação dos posteres. “A campanha é sobre tentar trazê-los para perto de nós, mostrar que eles são exatamente como nós e que não há nada a temer, porque eles querem o mesmo que nós: paz e uma boa vida, e eles podem tornar nossas vidas melhores estando aqui“, diz Blanka.

Confere só o vídeo de divulgação do projeto:

boat2

boat3

boat4

boat5

boat6

Todas as imagens: Reprodução YouTube. 

Publicidade


Mari Dutra
Especialista em conteúdos digitais, Mariana vive na Espanha, de onde destila textos sobre turismo, sustentabilidade e outros mistérios da vida. Além de contribuir para o Hypeness desde 2014, também compartilha roteiros e reflexões mundo afora no blog e no Instagram do Quase Nômade.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Filhote de seis patas abandonado é adotado por adolescente e batizado de canguru