Fotografia

Festival anual celebra o terceiro gênero no México

Redação Hypeness - 30/12/2015 | Atualizada em - 24/12/2015

A cidade de Juchitán, no sul do México, mantém há muitos anos sua característica mais marcante: a fluidez de gêneros. A relação com pessoas de diferentes sexualidades é comum por lá e um chamado terceiro sexo ganhou o nome de “muxes”. E por que não celebrar toda essa diversidade?

Os muxes são originalmente homens que cresceram se identificando com mulheres. Ou melhor, com o papel que muitas delas exercem na sociedade. Há um forte traço da cultura indígena presente neste local que leva os muxes a ocuparem uma posição de matriarcas da família. Eles não necessariamente se vestem como mulheres ou têm relações com homens. É mais como posição social, é completamente fluido.

E todos os anos essas pessoas recebem da cidade um festival em sua homenagem celebrando o terceiro gênero conhecido como “Vela”. Entre as atividades estão muita dança, desfiles e até uma coroação de rainha da festa. Demais, não é mesmo? Principalmente porque estamos falando de um país majoritariamente machista e com elevadíssimos números de feminicídio.

Veja as fotos abaixo e se encante com todo esse colorido!

muxes1

muxes9

muxes6

muxes5

muxes4

muxes3

muxes8

muxes2

muxes7

muxes15

muxes14 muxes16

muxes11

muxes13

muxes10

muxes12

Todas as fotos: © Anna Bruce via Dazed.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.