Criatividade

Fotógrafo mostra o outro lado do Irã onde jovens fumam, têm tatuagens e mulheres não usam véu

Redação Hypeness - 14/12/2015 | Atualizada em - 24/10/2017

O que Hossein Fatemi quis em seu trabalho foi desconstruir um estereótipo criado sobre os jovens iranianos. O ensaio que consagrou o fotógrafo, An Iranian Journey (“Uma Jornada Iraniana“, em português) mostra uma cultura underground onde mulheres fumam e não usam “hijab” (véu), outros têm o corpo coberto de tatuagens e criam cães – todas atitudes condenadas no país.

“A cultura iraniana sempre esteve presente em duas dimensões: uma que é visível e outra não”, disse Hossein, em entrevista. “Este conceito nas gerações mais jovens vem acompanhado do acesso ao Facebook (embora com dificuldades) e outras redes sociais internacionais, o que resulta em uma mudança geracional que cresce exponencialmente”, completa.

Ele também conta que o site onde publicou as imagens, o Panos Pictures, foi censurado no Irã e uma das pessoas fotografadas foi ameaçada de morte. Hoje ele vive em Chicago, EUA, e já publicou seus trabalhos por todo o mundo, incluindo grandes nomes da mídia como as revistas Time e National Geographic; assim como os jornais The New York Times ou The Guardian.

iranianos-1

Elas bebem e dançam. Apesar de homens e mulheres que não se relacionam serem proibidos de frequentar o mesmo espaço, muitas pessoas ignoram estas restrições quando estão na privacidade de suas casas.

iranianos-2

Mulheres jogam sinuca em um lugar que elas nem sequer podem entrar.

iranianos-3

iranianos-4

Uma pessoa tatuada – atitude proibida no país.

iranianos-5

iranianos-6

Shervin na cama com seu cachorro. Como no Irã as leis islâmicas são severas quanto aos cães (considerados animais imundos), as pessoas não estão autorizadas a criar um. Ou seja, a maioria das pessoas que têm cachorros não pode sair de casa com eles.

iranianos-7

iranianos-8

iranianos-9

iranianos-10

Mulheres treinando em uma academia feminina.

iranianos-11

iranianos-12

iranianos-13

Homem ajusta tiara de uma mulher em loja de roupas para noivas. Como é proibido os dois estarem juntos – já que não são marido e mulher, o vestido está sendo montado em uma parte da loja que não tem vista para a rua ou para o público.

iranianos-14

iranianos-15

iranianos-16

Siavash: tatuador em um país onde marcar a pele é proibido. E geralmente as leis islâmicas são usadas para punir aqueles que as incentivam/ostentam.

iranianos-17

iranianos-18

iranianos-19

iranianos-20

iranianos-21

iranianos-22

iranianos-23

Lá mulheres são proibidas de fumar em público.

iranianos-24

iranianos-25

iranianos-26

iranianos-27

Dois casais fumam narguilé em uma barraca, atitude banida para elas em público.

iranianos-28

iranianos-29

Mulher nua, com tatuagem no cóccix, deitada em sua casa. Ela é uma prostituta que trabalha para criar seus dois filhos.

*Esse post faz parte da parceria Hypeness e Canon, que criaram um canal especial (e bem inspirador!) para te mostrar como uma câmera fotográfica é tudo. Se uma imagem vale por mil palavras, o que dizer desses posts aqui? Porque “Momentos especiais merecem uma Canon”. #omelhorclick

Todas as fotos © Hossein Fatemi

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Ajax lança camisa comemorativa em homenagem a Bob Marley em seus 40 anos de morte