Arte

Julgue agora: fotógrafo cria série de retratos coloridos para combater racismo no Brasil

por: Redação Hypeness

Patrocinado por:

Publicidade Anuncie

O fotógrafo capixaba Marcelo Santos Braga iniciou seu contato com o mundo da arte desde muito jovem, a começar da curiosidade pelas câmeras analógicas de seu avô e, mais tarde, a grafitar os muros das ruas.  Hoje, o que mais lhe instiga é produzir sua linguagem através das lentes fotográficas.

Em seu site oficial, Marcelo conta: “o que me fascina na fotografia é a força do momento registrado. Como toda a arte, se torna uma linguagem universal. Rompe as barreiras da língua. Achar o belo e o sublime em situações inesperadas é um ótimo exercício de humanidade. Sem a fotografia, acho que não seria capaz de me expressar tão bem quanto a minha personalidade”.

Especializado em produzir imagens em preto e branco, o fotógrafo se auto desafiou ao lançar o ensaio intitulado +Cores.

cores3

Este trabalho surgiu após um amigo seu ter sido vítima de racismo. Em resposta ao acontecido, Marcelo convidou o amigo negro, um casal de lésbicas, entre outras pessoas, a cobrirem seus corpos com tinta e serem fotografados, questionando através deste ensaio colorido, o motivo pelo qual as pessoas julgam as outras pela aparência.

Em entrevista, Marcelo falou sobre o projeto: “Queria questionar com esse projeto qual é o padrão certo de um ser humano. Na minha concepção, não há, e diariamente todos nós passamos por preconceitos e desaprovações, seja da maneira de nos vestirmos, do tom de pele, entre outras tão absurdas – que somente quem viveu algo relacionado a isso, sabe a dor que se sente internamente”.

Abaixo a série, para ver e refletir:

cores1

cores2

cores4

cores5

cores6

cores7

cores8

cores13

cores10

cores9

cores11

cores12

Você pode ver de perto alguns trabalhos do artista numa exposição realizada pela Galeria ArtShot, no Shopping Morumbi, em São Paulo. Saiba mais aqui.

Todas as imagens © Marcelo Santos Braga

Publicidade Anuncie


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Sonho ou nova visão de mundo? Conheça a arquitetura fantástica proposta pela ilustradora Cinta Vidal