Inovação

Pesquisadores descobrem proteína em humanos capaz de inibir o HIV

por: Redação Hypeness

Não haverá dia melhor para notícias como essa: 01 de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a Aids e ela tem sido dura para muitos cientistas, pesquisadores e portadores da doença. Mas agora um grupo de japoneses do Instituto Nacional de Infecções do Japão pode ter dado um passo de gigante no combate à doença.

O estudo poderia beneficiar os mais de 35 milhões de portadores do vírus da imunodeficiência adquirida, através da descoberta de uma proteína encontrada em humanos com efeitos inibidores sobre o HIV. As células onde se encontra este tipo de proteína chamam-se MARCH8 e não infectam as células saudáveis do ser humano, segundo os responsáveis pelo estudo.

A ideia é que este avanço permita o desenvolvimento de um remédio que ajude o corpo humano a produzir a proteína e tratar os pacientes com HIV.

HIV1

Atualmente, apenas 15,8 milhões, cerca de metade dos infectados, recebem tratamento antirretroviral, segundo dados da agência das Nações Unidas contra a Aids.

Todas as fotos: Reprodução