Inspiração

Plataforma permite que alunos escolham o que querem aprender na escola e voluntários se ofereçam para dar aulas

por: Redação Hypeness

Você conhece algum professor? Pergunte para ele qual a sua maior dificuldade no trabalho e a resposta provavelmente será algo como “desinteresse dos alunos“. Com um currículo que não atende às expectativas dos estudantes e não ouve suas necessidades, é natural que isso aconteça. Agora, uma nova plataforma pretende estimular o interesse ao permitir que os alunos possam escolher o que querem de fato aprender.

O Quero na Escola surgiu durante o Social Good Lab, um laboratório de quatro meses que busca auxiliar novos projetos sociais com a ajuda da tecnologia a saírem do papel. A ideia inicial era pensar em uma solução para o professor, mas foi durante as entrevistas que os criadores do projeto viram a necessidade de mudar o escopo. “Nas entrevistas e no próprio exercício para chegar em qual era o problema para o professor, o que aparecia de principal era a falta de interesse do aluno, contam.

quero0

O site do projeto foi criado durante um hackaton e alcançou sete mil visualizações em apenas sete semanas. Através da plataforma, os estudantes podem solicitar uma atividade que gostariam de ter em sua escola. Voluntários que tenham conhecimento sobre o assunto se cadastram para oferecer uma oficina, que pode tanto abranger um único aluno, quanto estudantes de todo um turno escolar. Até o momento, cinco oficinas já foram intermediadas através do Quero na Escola (artesanato, fotografia, cerâmica, contação de histórias e uma palestra sobre machismo e racismo), todas em escolas de São Paulo.

quero1

Agora, outras cinco escolas estão cadastradas fora do estado e, para que o projeto possa crescer ainda mais e aumentar sua abrangência, uma campanha de financiamento coletivo foi criada na plataforma Catarse. O objetivo? Juntar R$ 25.900 para ter 100 novas escolas registradas na plataforma até o fim do primeiro semestre de 2016. É possível apoiar essa ideia até o dia 25 de dezembro, com valores a partir de R$ 10, e dar uma escola mais aberta de presente de Natal para milhares de estudantes.

Dá o play para saber mais:

quero2

quero3

quero4

quero5

Todas as fotos: Reprodução.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Aprenda a fazer a receita do filme ‘A Festa de Babette’ que inspirou MasterChef