Inspiração

Por que esta família não compra nada novo há um ano e se recusa a dar presentes de Natal

por: Redação Hypeness

Todo dezembro é a mesma coisa: lojas lotadas, pessoas enchendo o carrinho e aquela graninha que você tinha economizado vai para o ralo. Isso afeta também a maneira como as crianças vivenciam o Natal, já que muitas vezes a data parece ter sido feita sob medida para acelerar ainda mais o nosso consumismo.

Uma família de Warminster, na Inglaterra, decidiu fazer diferente e criou seu próprio Natal durante a experiência de passar um ano inteiro sem comprar nada novo.

A ideia partiu de Jen Gale, mãe de William, 7, e Samuel, 4, há três anos. “Fartos de materialismo e preocupados com o fato de que, com apenas três anos, William, o nosso filho mais velho, já era um consumidor proficiente, nós embarcamos em um ano sem comprar nada de novo“, conta ela.

As regras eram claras: todas as compras deveriam ser de segunda mão e as únicas exceções seriam para comida e alguns poucos artigos de higiene pessoal. Não demorou muito para que ela convencesse Ben, seu marido, a entrar no jogo.

Jen fez até mesmo o seu próprio desodorante e trocou os lenços umedecidos por pedaços de toalhas antigas na hora de limpar as crianças. O maior desafio durante todo o período talvez tenha sido a oportunidade de criar uma nova maneira de celebrar o Natal: A árvore da família foi feita usando caixas de ovos e os enfeites foram reaproveitados de anos anteriores.

natal1

A experiência também evitou que a família tivesse gastos desnecessários no final do ano, e economizasse cerca de £ 1.000 durante o período, mas foi muito além disso. “Nós adquirimos alguns presentes de segunda mão, mas fizemos a maioria e, para ser honesta, foi provavelmente uma das primeiras vezes que eu parei para pensar em para quem eu estava dando presentes e por quê“, diz Jen, que irá repetir a experiência este ano. “Eu quero algo diferente para os meus filhos. Quero que eles se lembrem dos natais passados fazendo coisas juntos. Em que as coisas não girem em torno de presentes“.

Mas se engana quem pensa que os dois não irão ganhar nada durante as festas: Jen tricotou toucas e também fez sais de banho, que os meninos adoram. Os brinquedos serão todos comprados de segunda mão ou feitos em casa, é claro.

A experiência acabou virando um livro, que você confere aqui.

natal8

Foto © Graham Morgan

natal1

natal2

natal3

natal5

natal6

natal7

Fotos © Jen Gale

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Este senhor fofo finalmente conseguiu pagar uma dívida de 14 dólares que tinha desde os anos 1950