Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O aprendizado é uma troca, uma fusão de conhecimentos, mas em algumas instituições de ensino, a divisão hierárquica gera distância entre alunos e professores. Esse incômodo fez com que o professor de História, Filosofia e Sociologia Thiago Santos destruísse esses muros com a ajuda de um projeto fotográfico para quebrar estereótipos criados nas escolas públicas.
Thiago trabalha desde 2010 na Escola Estadual Rubens Farrula, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, e, durante este período notou a dificuldade dos alunos em se expressar no ambiente escolar, devido a diversos fatores que os deixam intimidados, como a baixa renda da família e a indiferença dos próprios professores. A partir desta percepção, o professor resolveu abrir espaço para uma nova comunicação a fim de empoderar os estudantes, através do projeto fotográfico Vozes.
“Eu visto preto por dentro e por fora”, trecho da canção “Nego Drama”, do grupo Racionais MCs.
O professor contou, em entrevista à Elástica, que teve esse insight de começar a tirar as fotos em um dia que eu havia deixado um exemplar de O Idiota, de Dostoiévski, em cima da mesa. Ninguém nem sabia que o livro era dele, mas uma professora passou e fez uma piada, falando que o livro era sobre nossos alunos. Foi então que ele começou a tirar fotos para representar esses jovens de uma forma diferente da que os professores os viam.
“Eu quis mostrar a beleza que existe na escola pública, mostrar que o aluno tem alguma coisa para falar, que a cultura deles não é ruim só por não ser a mesma do professor, que foi para a faculdade e leu centenas de livros. Foi para mostrar um olhar do aluno desprendido de preconceitos”, contou Thiago.
“Deixa a bailarina dançar que o sonho é dela e não seu.” trecho de “Bailarina”, da banda Ventre.
O professor pediu para que os alunos escrevessem à escola uma carta e inserissem no final da mensagem, um trecho de música à sua escolha. 100 estudantes participaram e 40 deles foram escolhidos para realizar a mostra fotográfica, lançada dia 27 de novembro na escola, onde terá lugar fixo.
O conteúdo das cartas serviu como legenda para os retratos feitos por Thiago. A gestora da instituição Monica Azevedo conta que considerou as fotos grandiosas demais para ficarem restritas a meras fotografias expostas na sala de professores. Daí veio a ideia do projeto e da exposição que, depois de algumas conversas, começaram a tomar corpo. “Depois que Thiago se convenceu que seria possível, a ideia decolou, construiu um conceito para a exposição, intensificou as sessões fotográficas e nasceu Vozes”, relata Mônica.
Todas as imagens © Thiago Santos
Publicidade
Erramos ao não encontrar beleza na típica selva de pedra das grandes cidades. Lutando contra isso, o fotógrafo...
"Porque o que é mais sexy do que namorar você mesmo?" É com essa pergunta bem humorada (e um pouco estranha) que...
Hoje, 08 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher e, no atual clima político e social que estamos vivendo...
É uma fase transitória com a qual muitos pais não conseguem lidar: acostumados a ver os filhos no mesmo quarto, à...
A fotógrafa Lindsay Walden é especialista em fotografar grávidas e bebês para os álbuns de família. Ela costuma...
Em 1936 o poderio da Alemanha nazista era ainda orgulhosamente exibido por seus líderes sem pudores pelo mundo, que de...
A fotógrafa Julia Fullerton-Batten criou esse ensaio onde mostra garotas vivendo em uma cidade em miniatura.
Sempre imaginamos grandes líderes e ditadores como pessoas sérias, fortes e, na maioria das vezes, insensíveis. Para...
Como muitos, a bióloga marinha Ocean Ramsey ouve há décadas que os grandes tubarões brancos estão à beira da...