Inspiração

Projeto brasileiro cria sessões de cinema só para crianças autistas e emociona os pais

por: Brunella Nunes

As crianças autistas vivem de maneira diferente das demais e muitas vezes não se adaptam a alguns ambientes por conta de seu comportamento. Acontece que o problema não são elas e sim a falta de opções de lazer e entretenimento para este público. A boa notícia é que recentemente o projeto Sessão Azul foi colocado em ação no Rio de Janeiro e promoveu uma sessão gratuita de cinema aos pequenos autistas e seus pais.

Visando a inclusão, a ideia trouxe uma experiência única para as famílias que assistiram ao filme “Carros” no shopping Via Parque, na Barra da Tijuca. A emoção foi tamanha que muitos pais não conseguiram conter as lágrimas de felicidade ao ver seus filhos curtindo o desenho, concentrados e definitivamente animados. Levar uma criança com estas condições ao cinema não é uma tarefa fácil, já que elas costumam apresentar dificuldade de concentração e podem incomodar pessoas numa sala comum, que muitas vezes não notam o transtorno.

O evento foi organizado pela psicóloga Carolina Salviano de Figueiredo e recebeu 30 crianças nesta primeira edição, que terá repeteco em janeiro, ainda sem data e local definido. O intuito é que se expanda para outras regiões fluminenses. O autismo muitas vezes é diagnosticado tardiamente, o que prejudica o tratamento e ainda mais a criança, que por vezes sente-se deslocada e reprimida. No Brasil são cerca de 2 milhões de casos atualmente. Por esse e outros motivos pequenas atitudes como esta são tão importantes para que autistas evoluam e encontrem seu espaço na sociedade, que só precisa lhes dar amor e respeito.

image

image

image

image

image

Todas as fotos © Kinoplex

Publicidade


Brunella Nunes
Jornalista por completo e absoluto amor a causa, Brunella vive em São Paulo, essa cidade louca que é palco de boa parte de suas histórias. Tem paixão e formação em artes, além de se interessar por ciência, tecnologia, sustentabilidade e outras cositas más. Escreve sobre inovação, cultura, viagem, comportamento e o que mais der na telha.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Projetos levam alimento e amor a comunidades e pessoas em situação de rua durante a pandemia