Design

Projeto propõe mobiliários portáteis para ajudar a população a curtir os espaços públicos de SP

por: Redação Hypeness

Já faz tempo em que o conceito de bem-estar na cidade deixou de ser uma batata quente nas mãos dos políticos para dar lugar a uma nova ideia de cidadania colaborativa, criada por e para o cidadão. São iniciativas como a criação de hortas urbanas, oficinas comunitárias ou a ocupação de espaços públicos, que transformam as nossas cidades em um lugar melhor para vivermos. Agora, uma proposta prevê que possamos desfrutar destes espaços de uma maneira ainda mais agradável.

O projeto foi criado pelo São Paulo Lab em parceria com o Minha Sampa e busca pensar em conjunto a criação de um mobiliário urbano para que as pessoas possam curtir e ocupar mais espaços na cidade. A ideia surgiu após uma visita à Av. Paulista aberta para pedestres, quando os colaboradores do projeto perceberam que, embora adultos e crianças estivessem aproveitando o espaço, quem quisesse descansar e relaxar um pouco precisaria sentar no chão ou em muretas. A partir daí aquela luzinha acendeu na cabeça deles: como tornar os espaços públicos mais agradáveis?

A proposta é a construção colaborativa de mobiliários urbanos móveis através de uma chamada criativa de ideias, aberta a qualquer pessoa. Entre os projetos enviados, foram selecionados os três mais bacanas para serem produzidos em um hackathon de uma semana em que três equipes multidisciplinares irão contar com o apoio de mentores para testar soluções e construir os protótipos dos mobiliários. Dá uma olhada nos projetos selecionados:

1. Macarena – módulo móvel que pode ser montado de diversas maneiras

mobiliario1

2. Tripé Banco Bike – tripés que se transformam em bancos quando aliados ao selim da bike

mobiliario2

3. Banco dobrável bolsa – banco que se transforma em uma bolsa para facilitar seu transporte

mobiliario3

Uma terceira fase da proposta prevê o compartilhamento dos projetos com vídeos e tutoriais de como montar o seu mobiliário. Assim, qualquer pessoa pode dar vida à ideia, estando ela em São Paulo ou qualquer cidade do mundo, o que torna a abrangência do projeto ainda maior.

Mas, para que a ideia saia do papel, o grupo está buscando financiamento coletivo através da plataforma Catarse para o Hackathon e para a criação de uma plataforma onde os projetos possam ser compartilhados. A meta de arrecadação é de R$ 35.200 e até o momento já foi arrecadado 51% deste valor. Quem tiver interesse pode apoiar o projeto até o dia 23 de dezembro, clicando aqui.

Confere só o vídeo de divulgação da iniciativa:

mobiliario4

mobiliario5

mobiliario6

Todas as fotos: Reprodução.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Linha de panelas Star Wars para que a força esteja nas suas refeições