Estilo

Revendo padrões: na França, atestado médico passa a ser obrigatório para modelos

Redação Hypeness - 22/12/2015

A anorexia é um problema que ronda a indústria da moda. Modelos de todo o mundo querem atingir um padrão tido como ideal e para isso arriscam sua saúde com dietas malucas e privação de nutrientes. Em muitos casos, esses profissionais acabam extrapolando no regime e reduzindo ao máximo a alimentação, o que deixa o organismo debilitado e facilita a contração de doenças.

Para tentar reverter esse quadro, o governo francês aprovou uma lei que forçará as modelos do país a apresentarem um atestado médico dizendo que sua saúde está perfeita antes das temporadas de moda. Os parlamentares alteraram uma versão anterior da regra, que a profissional deveria apresentar um índice de massa corporal mínimo. Agora, se deixarem de entregar o certificado, os responsáveis poderão pegar 6 meses de cadeia ou pagar 75 mil euros (ou R$ 328 mil). O número alto – cerca de 35 mil pessoas – de jovens com anorexia no país preocupa muito o governo da França.

O projeto tem como principal objetivo proteger os profissionais do mundo da moda e também as crianças que crescem vendo esses modelos inalcançáveis como sendo uma coisa comum. Para isso, as revistas de moda também terão que mudar suas políticas. As publicações que alterarem as imagens de modelos, deixando-os mais magros, terão a obrigação deixar isso claro, por escrito, nas páginas do veículo. Caso não cumpram a determinação, deverão pagar multa de 37,5 mil euros (R$ 164 mil).

modelo-backstagegettyimagescrop

ModelsCatwalkcrop

Todas as imagens: gettyimages e creativecommons/modelscatwalk

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Corri da rotina com o GEL-Cumulus™ 23 da ASICS e foi isso que aconteceu