Viagem

Segunda chance: 1 a cada 3 funcionários desta empresa de pães orgânicos é ex-presidiário

por: Vicente Carvalho

Você acredita que as todo mundo merece uma segunda chance? Os irmãos Dave e Glenn Dahl não só acreditam, como colocam em prática. Donos há mais de 10 anos da Dave’s Killer Bread, empresa de pães orgânicos de Portland, nos Estados Unidos, eles deixam de lado os estigmas e fazem crescer a empresa com um ex-presidiário a cada três funcionários.

A iniciativa não veio do nada para os irmãos: Dave passou 15 anos na prisão cumprindo pena e, quando saiu, percebeu a dificuldade em encontrar um trabalho. O negócio surgiu como forma de reintegrá-lo ao mercado de trabalho e, mais tarde, como caminho para outras pessoas na mesma situação. Hoje em dia, eles empregam diversos ex-detentos que precisam de oportunidade e auxiliam empresas a fazer o mesmo, por meio da Dave’s Killer Bread Foundation.

Em entrevista, a diretora executiva da fundação, Genevieve Martin, disse: “A gente sente que os empregadores estão abrindo mão de um grande potencial humano“. Mas os irmãos Dave e Glenn não.

Abaixo um vídeo-manifesto onde a empresa conta um pouco mais sobre o programa “Second Chances“:

interna2

interna3

interna4

interna5

Existe também um pequeno documentário (de 2 minutos) que conta um pouco mais da história da empresa:

A vida de um presidiário dentro da cela, a gente sabe que não é das melhores. Além de questões como higiene precária e qualidade básica de vida, os presídios brasileiros estão abarrotados de gente que um dia (ou não, né?) saem de lá talvez em condições piores do que entraram. Ué, não é na prisão que a pessoa deve se redimir, aprender com seus erros e sair para ser um cidadão completo? A realidade pós-prisão pode também ser muito difícil. Como não são devidamente reinseridos na sociedade, esses ex-encarcerados muitas vezes têm que lidar com o preconceito e receber muitos “nãos” na cara na busca por emprego. Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 7 entre 10 presidiários brasileiros retornam à cadeia.

Que mais empresas brasileiras tomem esta iniciativa como exemplo e ajudem a transformar a vida destas pessoas.

Todas as fotos © Second Chances

Publicidade


Vicente Carvalho
Em busca da terra do nunca.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Butão: o ‘país mais feliz do mundo’ é eleito o ‘melhor lugar para visitar em 2020’