Inovação

Série de fotos impactante mostra a dura realidade por trás de seus gadgets

por: Redação Hypeness

O conforto que a tecnologia nos traz através de smartphones e outros adereços nos limita a um mundo somente nosso, e, ao contrário dessa ideia de que nos comunicamos com o mundo todo, parece que estamos apenas nos alimentando de nós mesmos. Essa redoma não nos causa curiosidade em saber de onde provém e como são captados os materiais, como o tântalo, usado para fabricar nossos tão valiosos gadgets.

O fotojornalista britânico Marcus Bleasdale resolveu tirar a venda de nossos olhos e reportou através de imagens quem são as pessoas que colhem os minerais necessários para fabricar nossos smartphones: crianças, homens e mulheres que vivem na República Democrática do Congo em condições terríveis que colocam suas vidas em risco.

O trabalho realizado em 2004 durante uma visita aos locais devastados pela guerra conta a história da exploração de recursos minerais do país e a demanda por consumo de eletrônicos que impulsiona isso. Através de uma negociação com os senhores da guerra local, o fotógrafo, que começou a documentação em 1999, conseguiu o aval para ficar por ali e fotografar a cena por alguns dias.

O resultado deste trabalho intitulado The Price of Precious foi publicado na edição comemorativa de 125 anos da revista National Geographic.

Conflict Mineral MM8226

Em 2010, o congresso norte-americano aprovou a Lei para Reforma de Wall Street e Proteção ao Consumidor, que, entre outros fatores, exige que empresas públicas divulguem a origem dos materiais, logo, se auxiliam grupos armados da República Democrática do Congo no controle da exploração e abuso de populações locais.

Para o fotógrafo, “Toda a indústria tem que chegar a um ponto maduro, onde existem muitos mais minas que podem ser classificadas como minas verdes. E uma vez que ocorra essa massa crítica, então eu realmente sentirei que o povo congolês vai ver a diferença para a economia local. É apenas chegar a esse ponto de inflexão”.

Conflict Mineral MM8226

Conflict Mineral MM8226

Conflict Mineral MM8226

Conflict Mineral MM8226

Conflict Mineral MM8226

Conflict Mineral MM8226

Conflict Mineral MM8226

Conflict Mineral MM8226

Conflict Mineral MM8226

Conflict Mineral MM8226

Todas as fotos © Marcus Bleasdale/National Geographic

Veja todas as imagens no site do Marcus Bleasdale.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Perfume usa neurociência para reproduzir o cheiro da felicidade