Empreendedorismo

Site brasileiro combate preconceito ao ajudar travestis e transexuais a conseguir um emprego

por: Vicente Carvalho

Desemprego é uma preocupação de grande parte da população brasileira e isso ninguém pode negar. Hoje em dia, a busca por um trabalho digno, regular e que cumpra com os direitos do empregado é uma tarefa árdua que poucos conseguem.

Mas você já parou para pensar como fica essa realidade para as minorias da sociedade? Qual é o plano de carreira de uma pessoa trans? A discriminação com travestis e transexuais é algo com o qual não estamos acostumados a deparar no dia a dia porque geralmente elas são colocadas em um lugar marginalizado. O estereótipo criado em torno delas faz a gente procurar pessoas trans apenas em salões de beleza e na prostituição, ideia que propaga mais o preconceito e limita as oportunidades.

Para mudar essa realidade, em 2013 um grupo de amigos se juntou para criar o Transempregos, primeiro site de vagas de empregos exclusivo para o público trans. A empresa coloca os currículos de travestis, transgêneros, transexuais e crossdressers nas mãos de empresas que não limitam sua contratação pelo gênero a qual a pessoa se denomina.

trans_2

A ideia do site é ser uma ponte entre essas pessoas e seus futuros empregadores, como aconteceu com Luisa Marilac, famosa por seus vídeos e ‘bons drinks’, que mesmo depois de explodir na internet, não conseguia empregos que lhe assegurassem o futuro que almejava. Agora eu posso dizer que eu recebi meu décimo terceiro, que daqui alguns dias eu estou de férias, conta com muita alegria a supervisora de serviços gerais.

Quer coisa mais gratificante?. Veja só:

A iniciativa vem mudando a vida de pessoas como Luisa, que conseguiu o emprego dos sonhos e hoje sorri com a carteira assinada. Mas a sociedade ainda tem um longo caminho pela frente e é dever de cada um de nós começar a colocar em prática pequenas ações no nosso cotidiano que desconstruam os estereótipos e acabem com esse preconceito. A semente que plantamos hoje será colhida por uma linda pessoa trans amanhã.

trans_1

10366009_286444401525587_1663530313687795414_n

Todas as imagens: Reprodução do YouTube/Facebook e Visual Hunt

Publicidade


Vicente Carvalho
Em busca da terra do nunca.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Fondue de coxinha é aposta para o inverno em Curitiba