Inspiração

Suécia toma medida incrível para que estudantes entendam a importância de ser feminista

Redação Hypeness - 10/12/2015 às 06:56

Chimamanda Ngozi Adichie fez história após mudar-se para os EUA, quando entrou na universidade e se espantou com o estereótipo que as pessoas mantinham sobre mulher negra africana. E foi assim que a nigeriana se tornou uma escritora mundialmente conhecida por suas ideias relacionadas à igualdade racial e de gênero. Foi pensando nessa pluralidade de ideias que a Suécia decidiu distribuir seus livros para todos os estudantes do país.

Meninos e meninas de 16 anos vão ganhar um exemplar de “Sejamos Todos Feministas”, que praticamente faz uma transcrição da famosa palestra de Chimamanda dada em 2013 no TEDx Talk. O vídeo tem mais de 2 milhões de visualizações no YouTube e ficou ainda mais conhecido quando Beyoncé usou um trecho do discurso na introdução da música Flawless.

chimamanda-print

A realização é fruto de uma parceria entre a editora Albert Bonniers Förlag e a organização independente Swedish Women’s Lobby. Clara Berglund, presidente do coletivo, diz que “esse é o livro que eu gostaria que todos os meus colegas homens tivessem lido quando eu tinha 16 anos”.

No Brasil, ele foi lançado em 2014 pela Companhia das Letras e também está disponível, gratuitamente, em português, a versão e-book no site da Amazon. Agora, independente da sua idade, sexo e nacionalidade, esta já é uma leitura obrigatória.

Assista ao vídeo abaixo (disponível com legendas em português) e se encante você também!

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=hg3umXU_qWc”]

chimamanda-livros
As versões do livro em português e em inglês.

E para você que ficou curioso, o vídeo de “Flawless”, da Beyoncé.

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=56qgO0C82vY”]

chimamanda-getty
Keep going, girl! 

Todas as imagens: Reprodução

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness