Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Uma mulher forte, com uma trajetória artística e pessoal bastante intensa, Frida Kahlo deixou sua marca em todo o mundo com a sua arte e sua personalidade.
Uma mente a frente do seu tempo, a vida da artista foi sofrida: do traumático acidente quando ainda jovem, ao casamento conturbado com Diego Rivera e o aborto. Frida costumava pintar a si mesma em seus quadros e, principalmente, as suas dores e mais terríveis temores.
Poderosa artista e incrível mulher, Frida é a personagem principal do projeto da fotógrafa Camila Fontenele. “Todos podem ser Frida“ começou a ser criado em 2012, quando Fontenele produziu ensaios com amigos homens vestidos com as roupas e as cores da artista.
O Amor de Frida
“A inversão de papéis e gênero foi propositadamente escolhida para mostrar que a imagem da Frida está presente nas várias nuances do ser humano”, explica a fotógrafa, que propõe com o projeto uma discussão sobre gênero e sexualidade, principalmente a bissexualidade (outra característica da adorada Frida – ela gostava de meninos e meninas).
O projeto começou com cinco séries fotográficas, cada uma representando uma característica de Frida: Frida por Inteiro, O Amor de Frida [foto acima], A Dor de Frida, O Aborto de Frida e As Cores de Frida. “A transgressão da figura masculina nos ensaios fotográficos é disseminada de maneira poética e feminina”, conta Fontele.
Vem ver as imagens:
Frida por Inteiro
As Cores de Frida
A Dor de Frida
O Aborto de Frida
“A Frida de Vermelho significa o desespero que a artista sentiu ao ver seu filho morto, de sentir que além de uma vez e que por mais que tentasse poderia acontecer de novo.”
“A Frida de Branco significa a paz, porque onde há dor também existe um momento em que a artista tem serenidade, uma vez que ela tenta ter um filho e ele morre e ela tenta por uma segunda vez existe uma áurea espiritual muito forte, principalmente diante de uma perca que já é prevista, no entanto ignorada pela vontade de ser mãe.”
“A Frida de Preto significa a morte do filho ainda em estágio de desenvolvimento. No livro o Segredo de Frida o autor cita que Frida Kahlo morreu várias vezes, uma quando sofreu o acidente e outra quando conheceu Diego Rivera, uma vez que gostaria de dar um filho ao seu marido, mesmo sabendo de todos os problemas de saúde que tinha. A morte na vida de Frida tem outra face: a Coragem.
“A Frida Colorida significa a imagem inteira da artista. Mulher, forte, determinada, colorida e que nunca conseguiu ser mãe. Frida Kahlo, carregou esse fardo até o dia de sua morte.”
Mas o projeto não parou por aí. Com as intervenções fotográficas feitas em eventos e museus, a fotógrafa busca desdobrar as personalidades e identidades do seu público fotografado. Confira alguns destes cliques, que podem ser vistos, assim como os ensaios completos, na página oficial do projeto no Facebook.
Todas as fotos © Todos Podem Ser Frida
*Esse post faz parte da parceria Hypeness e Canon, que criaram um canal especial (e bem inspirador!) para te mostrar como uma câmera fotográfica é tudo. Se uma imagem vale por mil palavras, o que dizer desses posts aqui? Porque “Momentos especiais merecem uma Canon”. #omelhorclick
Publicidade
Também conhecido como Jumbo ou Rainha dos Céus, o Boeing 747 é um dos maiores aviões comerciais já produzidos e...
O garoto norte-americano Jaden Hayes tem 6 anos e vários motivos para estar triste: após perder o pai aos 4 anos, sua...
Jéssica Mendes, uma dentista carioca de 29 anos, irá receber 8 mil reais de indenização após ser vítima de uma...
A artista brasileira Crislane Passos vem criando quadrinhos sobre Max e Julia, "um casal irremediavelmente apaixonado"....
Embora a grande maioria das religiões ainda condene a homossexualidade em público, muitas vezes o discurso de ódio...
Durante a madrugada da última terça-feira (1), São Paulo viveu mais um capítulo triste de sua história. A maior...
O mundo vem, apesar de tanto horror, ao mesmo tempo lentamente mudando, e junto a ele muda também o cenário político...
O título de “Justo entre Nações” é oferecido pelo Museu do Holocausto, em Israel, a não judeus que ofereceram...
O aclamado e esperado Pantera Negra, filme da Marvel, chega aos cinemas em fevereiro, mas já se tornou um exemplo de...