Estilo

A cabana no meio da mata do Rio que abriga um dos mais importantes estúdios de música do mundo

por: Redação Hypeness

Quando vemos músicos famosos dando shows pelo mundo e vendendo milhares de cópias de seus álbuns, geralmente esquecemos que o início de uma carreira artística não costuma ser dos mais fáceis. Contar com a ajuda de um bom produtor e um estúdio reconhecido internacionalmente é essencial nessas horas.

Era esse o trabalho do paranaense Tom Capone, que criou a Toca do Bandido em 2002, um estúdio localizado em uma casinha no meio do mato, em um bairro afastado na cidade do Rio de Janeiro. Tom foi guitarrista, mas se destacou mesmo como produtor musical e engenheiro de som. Chegou a ser indicado para várias categorias do Grammy Latino, mas nunca levou a estatueta.

Foi em seu próprio endereço que nasceu o estúdio, que se destaca pela sua diversidade de técnicas de gravação, que vão do analógico ao digital, e pela grande seleção de microfones, compressores, EQs, preamps e monitores. Mas o que chama a atenção é a enorme coleção de guitarras, que inclui modelos Fender, Gibson, Rickenbaker, Gretsch e Danelectro.

15.09.24 - TocadoBandido_Candido_2000-0083

Era na Toca do Bandido que as criações de Tom ganhavam vida. Não tinha gênero que ele não incentivasse. Ali rola rock, MPB, mas também muito brega, punk e caipira. A dedicação do produtor fez com que o espaço fosse berço de muitos álbuns de ouro e de plantina. Dizem que O Rappa chegou a esperar seis meses para que Capone produzisse seu álbum O Silêncio que Precede o Esporro. Além deles, passaram por lá artistas como Maria Rita, Adriana Calcanhoto e Érika Martins.

Embora Tom tenha falecido há 12 anos, a Toca do Bandido segue viva, comandada por sua viúva Constança Scofield, que promoveu algumas mudanças no local. Hoje, além do estúdio, o espaço conta também com uma hospedagem com quatro quartos para artistas que vêm de outras partes do Brasil e do mundo, além de um pub próprio, perfeito para lançamentos e ensaios.

Agora, o espaço é o representante brasileiro no projeto Converse Rubber Tracks, que levou bandas e músicos emergentes de diversos gêneros musicais a estúdios emblemáticos ao redor do mundo como o Abbey Road, em Londres, que dá nome a um dos mais conhecidos álbuns dos Beatles. Ao todo, 84 artistas participaram de gravações em 12 estúdios diferentes, tendo a oportunidade de trabalhar com produtores e engenheiros de som reconhecidos mundialmente.

Confere só uma das gravações na Toca:

O Converse Rubber Tracks também passou pelos estúdios Sunset Sound, em Los Angeles; Hansa Tonstudio, em Berlim; Tuff Gong, em Kingston; Greenhouse Studios, em Reykjavík; Warehouse Studio, em Vancouver; Avast! Recording Company, em Seattle; Stankonia, em Atlanta; Studios 301, em Sydney; no estúdio original da Converse Rubber Tracks, em Nova Iorque; e no recém-acabado Converse Rubber Tracks, em Boston.

Para saber mais sobre o projeto, clica aqui.

15.09.22 - TocadoBandido_ChicoUnicornio-0902

15.09.22 - TocadoBandido_ChicoUnicornio-0877

15.09.22 - TocadoBandido_Candido_2000-0231

15.09.14_TocaDoBandido - Sound Bullet-9661

15.09.14_TocaDoBandido - Sound Bullet-9628

15.09.14_TocaDoBandido - Indiscipline-9366

15.09.14_TocaDoBandido - Indiscipline-9339

Todas as fotos: Divulgação

selo artigo patrocinado

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Por que este tutorial de batom já foi visto 1,3 milhões de vezes