Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Que o debate sobre cotas raciais é polêmico, a gente já sabe. Mas o que uma garota negra enfrenta para chegar até a universidade pode ser bem mais difícil de imaginar para quem não vive essa realidade. Lorena é uma dessas garotas e já foi obrigada a ouvir da própria professora do colégio que seria empregada doméstica. Conheça a sua história aqui.
Tudo começou quando a estudante Bruna Terroni escreveu em uma mensagem pública no Facebook que estava indignada por não ter passado no vestibular por conta do sistema de cotas.
A Lei nº 12.711/12, guarda 50% de suas matrículas a estudantes de escolas públicas. Sendo que um percentual é destinado ainda a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e/ou de baixa renda.
Lorena Cristina de Oliveira Barbosa respondeu o post de Bruna e ganhou grande repercussão na internet. “Sou uma preta LACRADORA, inteligente, cotista e que entrou em Letras em seu lugar. E pode ter certeza de que vou fazer jus à minha 15ª colocação neste curso. Vou ser uma aluna excelente e uma ótima profissional, que, futuramente vai roubar o seu emprego também”, rebateu.
Em seguida, Lorena publicou um post e desabafou: “Na escola, uma professora de matemática gritou na minha turma que eu seria empregada doméstica para limpar o chão das filhas dela”.
Ela também escreve que chegou a ingressar em um curso de jornalismo como bolsista, onde permaneceu por um ano e meio. Desistiu por, segundo ela, não suportar o ambiente racista estudantil do mercado de trabalho.
Em sua página pessoal, Lorena ganhou muitos seguidores. Nela a jovem passou a compartilhar um conteúdo relacionado a cotas e preconceito, que vai desde a repercussão da mídia sobre o seu comentário, até mensagens privadas cheias de ódio e preconceito. A Bruna também se manifestou depois que a discussão tomou grandes proporções, mas ainda assim permaneceu com uma postura defensiva:
E você, queremos saber: qual é a sua opinião sobre as cotas?
Imagens: reprodução Facebook
Publicidade
Após a filha Iris Grace ser diagnosticada com transtorno do espectro autista, Arabella Carter-Johnson buscou diversas...
Não faz muito tempo que o Whatsapp lançou um novo sinal para avisar quando uma mensagem é recebida e visualizada: os...
Carlos Augusto Manço sempre teve o sonho de cursar a faculdade de arquitetura. Sem condições financeiras para bancar...
Na triste competição pelo título de maior poluidor dos oceanos, as bitucas de cigarro competem com o plástico pelo...
O youtuber Kristopher Zylinski disse que nenhuma mulher - nem mesmo uma profissional de artes marciais - conseguiria...
Nessa semana, publicamos a história de Michael Packard, um pescador de Massachusetts que foi engolido por uma baleia e...
"Mais pessoas como Sam precisa ser vistas, ouvidas e receber uma chance de prosperar e de dançar." Semana passada a...
Os gatos são mesmo seres incríveis. Incapazes de serem totalmente domados pelos seres humanos, eles são...
O amor entre humanos e seus cães é algo difícil de ser explicado. Por isso, quando a cadelinha Hannah começou a ter...