Inovação

Abrigo para refugiados inovador e de baixo custo pode ser feito com qualquer material disponível

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

O tempo passa e muitos dos conflitos ao redor do mundo ainda seguem sem solução. Para, ao menos, aliviar um pouco a barra dos afetados pela guerra, o estúdio de engenharia e arquitetura belga DMOA, em parceria com a iniciativa The Maggie Program, criou inovador abrigo para refugiados. Visando o baixo custo e a praticidade, pode ser montado com materiais facilmente encontrados.

Segundo a UN Refugee Agency (UNHCR), quase 60 milhões de pessoas foram realocadas em 2014, por motivos de violência, sendo os sírios o maior número de refugiados. Grande parte dos países não abre as portas de maneira tão simples e só permite a permanência dos mesmos por tempo limitado, portanto, o chamado Maggie Shelter criou uma espécie de tenda funcional para até 60 pessoas, que pode ser construída sem grandes dificuldades, com a ajuda de um guia.

A estrutura econômica pode ser preenchida com vários materiais, como areia, plástico e elementos orgânicos para isolamento e estabilidade. Eficiente, a tenda pode servir não só como dormitório, mas também enfermarias de clínica médica e postos de saúde, escolas, centros comunitários e armazéns de temperatura controlada. O projeto busca por financiamento coletivo para que saia do papel.

Outra vantagem do projeto é que a maioria dos países não permite construções nos campos de refugiados, apenas tendas e abrigos. O Maggie Shelter se enquadra nessas exigências com a diferença de que é muito mais resistente e isolantes do que as barracas e estruturas convencionais.

Maggie innovation delivers new hope for refugees from bart.peeters@maggie-program.org on Vimeo.

maggieshelter2

maggieshelter7

maggieshelter4

maggieshelter

maggieshelter8

maggieshelter12

maggieshelter3

maggieshelter11

maggieshelter10

maggieshelter6

Todas as fotos: divulgação

Publicidade Anuncie


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Confeitaria cria ovos de páscoa em formato de vagina para celebrar potência feminina