Viagem

Após sair da prisão, homem muda de vida e passa 20 anos sozinho em um lugar místico

por: Redação Hypeness

A adaptação de pessoas que saem da prisão e sua reinserção na sociedade não costuma ser um processo fácil, após anos de confinamento. Para Maksim, porém, isso foi algo tão natural quanto poderia ser.

Ele estava decidido a mudar de vida assim que fosse solto e levou isso muito a sério ao seguir os passos dos Estilitas. Também conhecidos como Santos do Pilar, eles são um tipo de ascetas cristãos que permaneciam em pilares pregando, jejuando e rezando anos a fio durante os primeiros anos do Império Bizantino, por acreditar que a mortificação do corpo era uma maneira de garantir a salvação da alma.

pilar2

Maksim seguiu esse caminho há 20 anos e até hoje não se arrepende nada da escolha. O local escolhido por ele para professar sua fé foi a Coluna Katskhi, localizada a cerca de 10 quilômetros da cidade de Chiatura, na Geórgia. “Em minha juventude havia muita bebida e venda de drogas. Quando isso me levou à prisão, eu sabia que era hora de mudar“, conta ele. O religioso lembra ainda que costumava ir ao local para beber com os amigos e sempre invejou o monge que vivia lá quando olhava para a coluna.

Foi só em 1993 que Maksim realmente se mudou para o local e começou a cuidar do restauro de uma capela de 1.200 anos com a ajuda dos moradores locais. Apesar de passar os últimos 20 anos praticamente recluso, muitas pessoas o buscam para pedir conselhos e ele desce do pilar cerca de 2 vezes por semana para falar com as pessoas e ajudá-las quando necessário. Desde que se mudou para lá, o pilar ganhou um novo apelido: os locais o chamam de Pilar da Vida, enquanto outros o conhecem como Escadarias para o Céu.

Vem descobrir o porquê do apelido nas fotos abaixo:

pilar3

pilar4

pilar5

pilar6

pilar7

pilar8

pilar9

pilar11

pilar12

pilar13

Todas as fotos © Temo Bardzimashvili

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Joanesburgo: rolê no centro financeiro e cosmopolita da África do Sul pós-apartheid