Fotografia

Artista explora a identidade do povo marroquino com retratos íntimos

20 • 01 • 2016 às 05:57
Atualizada em 20 • 01 • 2016 às 07:17
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

A fotografia é uma das maneiras mais fascinantes que temos de nos transportar para outra região sem a necessidade de carimbar o passaporte. É também uma forma de empoderar grupos étnicos minoritários ou mostrar um pouco mais sobre a sua cultura. Foi essa a intenção da fotógrafa Leila Alaoui ao criar a série The Moroccans.

Apesar de ter ascendência marroquina, Leila nasceu em Paris e estudou em Nova Iorque. Em janeiro deste ano, ela faleceu nos ataques terroristas à cidade de Ougadougou, em Burkina Faso, mas sua obra continua mais viva do que nunca.

A série The Moroccans apresenta retratos do povo marroquino, em que o destaque são os moradores de áreas rurais vindos de diversos grupos étnicos e tribos, incluindo berberes e árabes. Para compor as imagens, ela viajou com um estúdio de fotografia móvel para poder capturar as fotografias de forma privada, já que muitas das pessoas clicadas nunca haviam tirado um retrato semelhante.

Intimidados pelo flash, eles automaticamente saíam do estúdio após o primeiro clique, me deixando com apenas uma chance de fotografá-los“, contou ela. Apesar disso, as fotos abaixo provam que esta oportunidade foi mais do que bem aproveitada. Vem ver:

Todas as fotos © Leila Alaoui

Publicidade

Canais Especiais Hypeness