Sustentabilidade

Balões podem ser a solução para garantir energia solar independente do clima

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

O eletroquímico e professor francês Jean-François Guillemoles tem trabalhado numa pesquisa no laboratório franco-japonês NextPV para melhorar a eficiência de painéis solares com a ajuda de balões de ar quente. A ideia surgiu do fato de que a energia solar, provável sucessora do carvão e do gás natural, pode atender às demandas mundiais de energia.

Jean-François pretende lançar os balões de polímero cheios de hidrogênio equipados com células solares até 20 km de distância, longe de quaisquer nuvens, pois elas dificultam a produção de energia solar. Ele comenta que lá em cima, a iluminação direta torna-se mais intensa. A concentração de energia solar em resultados de conversão é mais eficaz, e, consequentemente, os rendimentos são mais elevados.”.

infographie ballon solaire exe 4

A ideia é de que os balões reúnam sucos de energia, que são armazenados em células de combustível que teriam capacidade de comportar energia solar suficiente para abastecer o balão durante dez dias, caso necessário. Existem questões de financiamento e de viabilidade que ainda precisam ser resolvidas para o projeto sair do papel, mas o Centro Nacional Francês Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) e a Universidade de Tóquio se uniram para explorar a ideia.

balao1

Sobre a eficácia dos balões solares, o pesquisador comenta: “Em qualquer lugar acima do planeta, há poucas nuvens a uma altitude de 6 km e absolutamente nenhuma em 20 km. Sob estas condições, a fonte de energia é cinco vezes mais abundante do que na terra, e a produção é inteiramente previsível. Então, por que não enviar as células solares até acima das nuvens, onde o sol sempre brilha?”. Saiba mais sobre o projeto de Jean-François aqui.

Todas as imagens via CNRS News

Publicidade Anuncie


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Adolescentes do mundo decretam 15 de março como dia de greve pelo clima e meio ambiente