Inovação

Cientistas estão colocando óculos 3D em insetos e não é por diversão

por: Redação Hypeness

O louva-a-deus é um inseto de múltiplas facetas. Além de seu curioso nome, decorrente de sua semelhança com uma pessoa orando, e de ser um predador agressivo e grande caçador (alguns estilos de Kung Fu foram baseados em seus movimentos e golpes), utilizado até mesmo como substituto para pesticidas contra outros insetos em plantações (principalmente moscas e afídios, seus pratos prediletos), o louva-a-deus agora ganha ofício de cientista – e, de quebra, um par de óculos de três dimensões. Isso mesmo: cientistas vestiram louva-a-deus com minúsculos óculos 3D.

A pesquisa, publicada na revista Scientific Reports, visa analisar a visão em três dimensões do inseto, investigando a maneira que eles utilizam sua visão para caçar, e assim ajudar na aplicação do 3D em novas tecnologias.

Louva3

Segundo Jenny Read, coordenadora do estudo e professora de Ciência da Visão na Universidade de Newcastle, na Inglaterra, apesar do cérebro minúsculo do inseto, pela eficiência com que atacam suas presas os louva-a-deus são caçadores visuais sofisticados.

Louva2

Louva6

Os óculos foram aplicados utilizando cera de abelha. Em seguida, os pesquisadores exibiram a esses “espectadores” pequenos filmes, com desenhos se movendo na tela. Quando os filmes eram exibidos em 2D, os insetos não demonstravam qualquer reação. Já em 3D, os louva-a-deus entendiam as imagens como presas ou ameaças em potencial, e as atacavam.

Louva4

Segundo a pesquisadora, alcançar uma compreensão mais apurada de como funciona a visão 3D dos louva-a-deus pode nos levar a descobrir novos algoritmos, a serem utilizados para aplicação do 3D em, por exemplo, navegação robótica ou profundidade 3D em computadores – além de garantir uma inesperada noite no cinema para esse bravos insetos.

Confira dois vídeos que mostram essa pesquisa em ação:

Louva8

Louva9

Louva7

Louva1

Louva5

Todas as fotos © Mike Urwin/Universidade de Newcastle

Recentemente o Hypeness mostrou um incrível ensaio com fotos macro de insetos e gotas d’água. Relembre.

Netflix anuncia que poderá cancelar contas ociosas