E quando não existem palavras para dizer o que se sente? Somos vítimas desta “falta de vocabulário” em diversos momentos de nossas vidas, mesmo com a complexidade da nossa vasta língua portuguesa. Como traduzir sentimentos complexos com letras? Foi essa a busca que motivou o artista estadunidense John Koening a tentar transcrever as tristezas do coração e de outros lugares obscuros, e depois nomeá-las.
Criado em 2009, The Dictionary of Obscure Sorrows(O Dicionário das Tristezas Obscuras) é um grande compilado de sentimentos até então nunca ditos… porque ninguém sabia como dizê-los. E como se não bastasse tanta intensidade em palavras, John também cria vídeos para explicar as novas palavras que criou, de sentimentos, porém, que carregamos conosco desde o início de nossa existência.
Conheça algumas palavras abaixo e não deixe de assistir aos vídeos, com legendas em português:
Lachesism: O desejo de ser atingido por um desastre – sobreviver a uma queda de avião, ou perder tudo em um incêndio.
Adronitis: Frustrar-se com a quantidade de tempo necessário para se conhecer bem alguém.
Ambedo: Um tipo de transe melancólico no qual você se torna completamente absorto por pequenos detalhes sensoriais – pingos de chuva escorrendo pela janela, árvores altas se dobrando lentamente com o vento, espirais de creme se formando no café – o que, por fim, leva a uma avassaladora constatação da fragilidade da vida.
Anemoia: Nostalgia de um tempo no qual você nunca viveu.
Kenopsia: A atmosfera misteriosa e desamparada de um lugar que normalmente está cheio de gente, mas que agora está abandonado e quieto.
Kudoclasm: Quando os sonhos de uma vida toda são trazidos de volta à Terra.
Lutalica: A parte de que você não se encaixa em categorias.
Liberosis: O desejo de se importar menos com as coisas.
Opia: A intensidade ambígua de olhar alguém nos olhos, e sentir-se simultaneamente invasivo e vulnerável.
Vemödalen: Medo de que tudo já tenha sido feito.
The Bends: A frustração ao perceber que você não está aproveitando uma experiência tanto quanto deveria.
Zenosyne: A sensação de que o tempo está passando cada vez mais rápido.
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.