Estilo

Esta sensível dupla de artistas trans fala sobre ‘A Dor e o Empoderamento de escolher seu próprio gênero’

por: Redação Hypeness

Quando pensamos sobre libertação, não se trata apenas de ‘Eu quero um mundo que me aceite por ser trans’. Eu quero um mundo onde cada pessoa possa auto-denominar seu sexo. Para nós, a libertação trans e queer não é apenas sobre essas pessoas. É sobre todos. Todos que estão sob um sistema que oprime as pessoas com base em seu gênero e sexualidade, bem como sua raça, classe etc”.

Alok Vaid-Menon e Janani Balasubramanian são DarkMatter, uma dupla de artistas trans performáticos radicada em Nova York, que une em seu trabalho arte, moda e ficção, e o conteúdo de suas apresentações debatem questões como gênero, ativismo trans, poesia e política.

Vindos do Sul da Ásia, eles se autodenominam trans não-binários, que, simplificando, quer dier que não se consideram homem ou mulher. Suas apresentações já lotaram casas como Nuyorican Poets Café, La MaMa Experimental Theater e Brooklyn Museum. Participaram também de festivais como La Casita, no Lincoln Center e do Queer International Arts Festival.

Confira um dos trabalhos mais impactantes da dupla: “A Dor e o Empoderamento de Escolher seu próprio gênero”:

darkmatter1

darkmatter3

Em entrevista, a dupla comenta o nome do projeto: “Matéria escura e energia escura abrangem em conjunto mais de 90% do universo, mas só são compreendidas na forma como elas afetam a gravidade dos objetos ao seu redor. Um monte de coisas que nós falamos compartilham desta invisibilidade, especialmente combinada com a gravidade (ou anti-gravidade) e poder”.

DarkMatter surgiu de uma amizade, uma “ideia tirada do ar”, quando ainda estavam na faculdade, Alok começou a se apresentar para arrecadar fundos para o extinto Queers for Economic Justice. Poucos meses depois Janini começou a acompanhá-lo, por compartilharem de ideais muito parecidos sobre identidades, política e visão.

darkmatter2

darkmatter6

Reconhecemos que a única maneira de termos habilidade de dizer as coisas que dizemos como artistas é por causa de uma longa tradição de ativismo e luta, e que os movimentos sociais da mesma forma contaram com trabalhadores culturais para criar visões e estéticas diferentes”.

darkmatter4

darkmatter5

darkmatter7

darkmatter10

Todas as imagens via darkmatterpoetry.com

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Patins de 4 rodas: preços e coreografias para se divertir com o acessório