Estilo

Esta sensível dupla de artistas trans fala sobre ‘A Dor e o Empoderamento de escolher seu próprio gênero’

29 • 01 • 2016 às 07:49
Atualizada em 29 • 01 • 2016 às 08:22
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Quando pensamos sobre libertação, não se trata apenas de ‘Eu quero um mundo que me aceite por ser trans’. Eu quero um mundo onde cada pessoa possa auto-denominar seu sexo. Para nós, a libertação trans e queer não é apenas sobre essas pessoas. É sobre todos. Todos que estão sob um sistema que oprime as pessoas com base em seu gênero e sexualidade, bem como sua raça, classe etc”.

Alok Vaid-Menon e Janani Balasubramanian são DarkMatter, uma dupla de artistas trans performáticos radicada em Nova York, que une em seu trabalho arte, moda e ficção, e o conteúdo de suas apresentações debatem questões como gênero, ativismo trans, poesia e política.

Vindos do Sul da Ásia, eles se autodenominam trans não-binários, que, simplificando, quer dier que não se consideram homem ou mulher. Suas apresentações já lotaram casas como Nuyorican Poets Café, La MaMa Experimental Theater e Brooklyn Museum. Participaram também de festivais como La Casita, no Lincoln Center e do Queer International Arts Festival.

Confira um dos trabalhos mais impactantes da dupla: “A Dor e o Empoderamento de Escolher seu próprio gênero”:

darkmatter1

darkmatter3

Em entrevista, a dupla comenta o nome do projeto: “Matéria escura e energia escura abrangem em conjunto mais de 90% do universo, mas só são compreendidas na forma como elas afetam a gravidade dos objetos ao seu redor. Um monte de coisas que nós falamos compartilham desta invisibilidade, especialmente combinada com a gravidade (ou anti-gravidade) e poder”.

DarkMatter surgiu de uma amizade, uma “ideia tirada do ar”, quando ainda estavam na faculdade, Alok começou a se apresentar para arrecadar fundos para o extinto Queers for Economic Justice. Poucos meses depois Janini começou a acompanhá-lo, por compartilharem de ideais muito parecidos sobre identidades, política e visão.

darkmatter2

darkmatter6

Reconhecemos que a única maneira de termos habilidade de dizer as coisas que dizemos como artistas é por causa de uma longa tradição de ativismo e luta, e que os movimentos sociais da mesma forma contaram com trabalhadores culturais para criar visões e estéticas diferentes”.

darkmatter4

darkmatter5

darkmatter7

darkmatter10

Todas as imagens via darkmatterpoetry.com

Publicidade

Canais Especiais Hypeness