Inovação

Esse fone de ouvido estimula o cérebro a liberar dopamina, o ‘hormônio do prazer’

por: Redação Hypeness

Se você já sente prazer ao escutar uma boa música usando fones de ouvido, saiba que é possível sentir-se melhor ainda ao aderir um aparelho similar ao que estamos acostumados, mas que libera o ‘hormônio do prazer’.

A startup estadunidense Nervana desenvolveu um par de fones de ouvidos que estimulam o cérebro para liberar dopamina, neurotransmissor responsável por nos fazer sentir prazer e felicidade, usualmente estimulado ao praticar exercícios físicos, usar drogas, ao fazer sexo, escutar música, entre outras atividades.

nervana3

Nomeado Nervana, o fone pode ser plugado em smartphones ou num dispositivo criado pela própria companhia. Com ele, ao escutar uma música, uma estimulação elétrica de baixa potência é adicionada à experiência auditiva, fazendo com que o pulso elétrico, cronometrado com a batida da música, desencadeie reações cerebrais que permitem que a dopamina, a serotonina e a ocitocina sejam liberadas. Também é possível usar o Nervana sem música, ativando o modo de som ambiente, capaz de produzir o mesmo efeito apenas com os sons detectados nos arredores.

Sobre as reações causadas pelo produto, foram realizados alguns testes durante a CES (Consumer Technology Association) 2016, que resultaram em depoimentos como este: “Eu não conseguia parar de sorrir ou dar risada. Por cerca de cinco minutos, o meu nível de felicidade era 10 de 10. Depois do uso, ainda permaneci estranhamente feliz por cerca de uma hora.

nervana5

nervana6

Dr. Daniel Cartledge, um dos responsáveis pela criação dos fones, declara: “Nervana pode aumentar o prazer da música sem drogas. Eu acho que isso poderia acrescentar um grande valor de entretenimento para festivais de música”. Nervana custará US$ 300 e poderá ser encomendado a partir de fevereiro. Já as entregas do produto começam em abril.

Todas as imagens: Divulgação

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Museu ‘drive-in’ permite contemplar obras de Van Gogh sem sair do carro