Inspiração

Mulheres usam redação do Enem para denunciar casos de agressão

por: Redação Hypeness

O ano de 2015 foi atribulado em diversas questões. A violência contra a mulher foi uma delas e se refletiu no tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. Essa semana tivemos notícias sobre o que foi registrado no teste.

O Ministério da Educação (MEC) informou nessa segunda-feira (11) que, ao menos 55 mulheres, denunciaram na própria redação, ocorrências de atos de violência que viveram ou presenciaram. De acordo com a Agência Brasil, o MEC reforçará a divulgação de meios de atendimento e proteção à mulher.

Sobre os textos escritos no ENEM, o ministro da Educação Aloizio Mercadante comenta que “Como se trata de uma redação, não sabemos se necessariamente é um depoimento, mas tudo indica que sim. Tudo indica que ela descreve uma situação que viveu“.

enem1

O ministério acionou, então, o Ministério Público Federal e a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), mas sabemos que para se obter assistência em casos de violência, é preciso que a própria vítima faça a ocorrência, utilizando serviços como a Central de Atendimento a Mulher, pelo telefone 180 da SPM. Outra opção é a a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, que pode ser acessada pela Sala de Atendimento ao Cidadão do Ministério Público Federal e pelo telefone 61 3105-6001.

Sobre a violência contra a mulher, Mercadante declara que “O tema é muito importante para o Brasil. Não só os participantes, mas outras pessoas refletiram sobre o tema. É uma oportunidade de reforçar as ações contra a violência e de proteção para mulheres que estão acuadas dentro de casa“.

Imagens via Wilson Dias/Agência Brasil e Enem

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Família descobre que seu gato tinha vida dupla em outra casa, com outro nome e donos