Inspiração

O que podemos aprender com o maior estudo já realizado sobre felicidade

13 • 01 • 2016 às 07:10
Atualizada em 24 • 01 • 2018 às 10:14
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Difícil encontrar alguém que não a busque ou quem diga que finalmente a encontrou. O segredo da felicidade é um dos mais bem guardados do mundo, mas um psiquiatra está fazendo o possível para desvendá-lo – e já tem algumas dicas para quem busca ser simplesmente feliz.

Robert Waldinger é o diretor do Estudo sobre Desenvolvimento Adulto de Harvard, um dos estudos mais completos sobre a vida adulta já realizados. A pesquisa teve início em 1938 e acompanhou a vida de 724 homens durante 75 anos, realizando questionários a cada dois anos sobre suas vidas, que incluíam a qualidade de seus casamentos, satisfação no trabalho e atividades sociais. Além disso, sua saúde física era monitorada a cada 5 anos.

A descoberta é que são os relacionamentos que nos mantém felizes e saudáveis. Pessoas que se sentiam mais próximas de suas famílias, amigos ou comunidade reportavam maiores índices de felicidade do que as mais solitárias. Mas, para ser feliz de verdade, o importante é a qualidade destes relacionamentos – o estudo indica, por exemplo, que pessoas em relacionamentos conflituosos tendem a ser mais infelizes do que pessoas solteiras.

No vídeo abaixo, o pesquisador conta algumas das descobertas realizadas durante estes 75 anos.

Dá o play para ver (com legendas em português, só ativar):

[youtube_sc url=”https://youtu.be/fbVuNbpatBo”]

ted1

ted2

ted3

Fotos: Reprodução YouTube.

Foto destaque via

Publicidade

Canais Especiais Hypeness