Seleção Hypeness

Seleção Hypeness: 10 lugares perto de São Paulo para curtir os dias de folga

por: Brunella Nunes

Sai ano, entra ano e tudo o que queremos saber é quantos dias de folga e feriados prolongados teremos de cobiçar no calendário. Para não perder a oportunidade de escapar da rotina, é mais fácil se planejar para explorar as regiões mais próximas de seu próprio Estado. Quem vive em São Paulo tem o privilégio de encontrar paisagens deslumbrantes a poucos quilômetros da capital e muitas vezes nem sabe o que está perdendo.

Com uma área que equivale a quase 3% do território brasileiro, São Paulo também agrega belezas naturais que se afastam do visual de concreto da maior metrópole do país. Com cavernas surreais, praias paradisíacas e cidades históricas, o litoral e o interior do Estado reserva agradáveis surpresas a quem se atreve a percorrer alguns quilômetros para fugir da muvuca diária presente por todos os cantos da capital.

Quem curte ecoturismo e esportes de aventura tem uma porção de opções para se divertir. Se a ideia é só descansar e renovar as energias, praias remotas e águas termais dão conta do recado. Já estamos prontos para as próximas férias. E você?

1. Brotas

Quem curte se aventurar na natureza não pode deixar de conhecer os municípios de Brotas e Torrinhas, na chapada Guarani. A diversão é garantida com atividades como o boia-cross no Rio Jacaré Pepira, rafting noturno, arvorismo e tirolesa. Não deixe de ir a nascente de água cristalina e bem azul Areia que Canta. No meio da mata nativa, dizem que se esfregar a areia ao fundo do lago, dá para ouvir um som semelhante ao da cuíca.

Brotas

2. Holambra

Sim, um pedaço da Holanda está entre nós. Inspirada na cultura do país, Holambra é considerada a cidade das flores e seu turismo gira em torno do cultivo. Edifícios coloridos semelhantes aos holandeses e belos jardins floridos adornam a cidade, que fica lotada durante a Expo Flora, importante feira do setor.

Holambra

3. Barra do Una – São Sebastião

Com um visual incrível, a praia traz uma junção interessante entre rio e mar na paisagem cortada por uma porção de areia e vegetação. Os surfistas encontram boas ondas e os aventureiros se divertem em atividades típicas do ecoturismo.

barra-do-una

4. São Bento do Sapucaí

Logo ao lado da conhecida e badalada Campos do Jordão, a cidade tem paisagens que refletem a paz necessária durante os dias corridos de trabalho. A Pedra do Baú é um dos principais pontos turísticos de São Bento, assim como o Carnaval de rua, que leva bonecos gigantes e foliões para as ruas até então pacatas e tranquilas.

SaoBento

5. Iporanga

Nem parece que São Paulo esconde lugares tão fascinantes. A chamada “capital das cavernas” sedia o Petar, Parque Estadual Turístico Alto do Ribeira, onde a cachoeira de Meu Deus se consolida como a mais bela do Estado. As cavernas em meio a Mata Atlântica inspiram paisagens surreais, que só a mãe natureza poderia nos dar.

Petar

6. Olímpia

Em Olímpia, mais de 15 mil pessoas visitam o Thermas Laranjais diariamente. Próximo ao aeroporto de São José do Rio Preto, já foi considerado um dos parques aquáticos mais visitados do mundo. Uma das novidades para este Verão é a piscina de ondas, que atrai surfistas e aspirantes do esporte. Toboáguas, rio selvagem e escorregador flutuante divertem crianças e marmanjos.

Olimpia

7. Socorro

A apenas 132 km da capital, Socorro fica na encosta da Serra da Mantiqueira, o que a traz inúmeras belezas naturais. Sendo fonte de águas termais, que têm propriedades terapêuticas, a cidade se enche de turistas e aventureiros em busca de atividades radicais. Além disso, se destaca como pólo de compras em malharia por reunir cerca de 400 produtores em seu território.

Socorro

8. Praia de Indaiaúba – Ilhabela

Um dos destinos mais procurados no Litoral Norte, Ilhabela faz jus ao nome que tem e revela belas praias por toda a sua área. As mais remotas, porém, se destacam por serem praticamente intocadas, como é o caso da Indaiaúba. As águas calmas e cristalinas são propícias para o snorkel, enquanto a areia te convida para um descanso. Por ela também se acessa a trilha que leva até Bonete, outro ponto isolado e igualmente belo, com direito a cachoeiras incríveis pelo caminho.

IlhaBela

9. Luís Carlos

A 80 km de São Paulo está Guararema, destino que já serviu de cenário para produções da sétima arte. Com cara de 1940 e edifícios coloridos, o distrito de Luís Carlos ganhoi fôlego turístico com apoio dos passeios de Maria Fumaça – construída em 1927 -aos fins de semana, que leva os curiosos da capital até o lugar em meia hora de percurso. Dá para ir de carro ou bike também, mas a locomotiva propõe um passeio ainda mais diferente.

LuisCarlos

10. Iguape

Quem curte passeios históricos e lugares tranquilos não pode deixar de conhecer uma das cidades mais antigas do Brasil. Junti a Cananéia, Iguape foi fundada em 1538 e preserva coloridas casinhas coloniais feitas de taipa de pilão. A boa notícia é que se mantiveram bem restauradas ao longo de tantos anos devido o forte potencial econômico da região durante os séculos XVI e XIX, quando foi descoberto o ouro. Atravessando a ponte do Mar Pequeno se chega a Ilha Comprida, praia repleta de piscinas naturais e dunas.

Iguape
Foto: Creative Commons/Paulo Henrique Zioli

faixa-selecao-hypeness

Publicidade


Brunella Nunes
Jornalista por completo e absoluto amor a causa, Brunella vive em São Paulo, essa cidade louca que é palco de boa parte de suas histórias. Tem paixão e formação em artes, além de se interessar por ciência, tecnologia, sustentabilidade e outras cositas más. Escreve sobre inovação, cultura, viagem, comportamento e o que mais der na telha.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ranking da Uber coloca o Cristo Redentor entre os pontos turísticos mais visitados do mundo