Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Quando o assunto é arte urbana, a autoridade no Rio de Janeiro é o #StreetArtRio. O site colaborativo tem mais 20 mil imagens registradas através das hashtags, que geram galerias e mapas, identificando artistas e localizando obras e intervenções em toda a cidade.
Para conhecer melhor esse movimento, o Hypeness bateu um papo com o designer e ilustrador Rafo Castro, um dos criadores do projeto, e deu um giro por algumas das principais intervenções artísticas do Rio.
(Painel Bambas da Lapa produzido por vários artistas de rua do Rio)
Hypeness (H) – Como surgiu a ideia de montar o #StreetArtRio?
Rafo Castro (RC) – Por ter experiência de mais de 10 anos com arte urbana (cartazes, grafittis, stickers e lambe-lambe), alguns amigos sempre me perguntavam, ao passar pelas ruas, quem era o responsável por determinado graffiti. Além do nome, sempre havia uma informação a mais, uma história interessante por detrás da obra.
Após uma conversa com meus amigos Marcelo Alves, Joana Palhares e Miguel Athayde, resolvemos criar o projeto. Nosso proposta é justamente disponibilizar todo esse conteúdo, ou seja, oferecer informações sobre a história da arte urbana carioca para mais pessoas. Como o grafitti é em sua essência ilegal e passível de ser apagado, concluímos que a única forma de manter um mapa atualizado seria com a colaboração livre e diária.
(Mural feito pelo artista Toz na Zona Portuária)
(Escadaria Carmen Miranda no bairro de Fátima)
(Obra do Marcelo Ment na Lagoa)
H – Quais são na sua opinião as principais características da arte de rua no Rio de Janeiro?
RC – A multiplicidade, muitos traços diferentes, influências misturadas e muita cor. Essa salada de estilos é muito presente nos painéis do Rio. Acredito que isso aconteça por conta de ser um reflexo da nossa cidade. A relação do concreto da cidade com as belezas naturais é muito característica daqui.
(Obra do Marcelo Eco no Centro do Rio)
(Marcelo Ment na Lapa)
(Muro grafitado pela Anarkia em Lins de Vasconcelos)
H – Quais são os próximos passos do projeto?
RC – Após o sucesso do #StreetArtRio, ativamos a primeira iniciativa fora do Rio com a plataforma #StreetArtSP, que já reúne quase milhares de obras registradas de arte urbana em São Paulo. Para o próximo ano, estamos preparando plataformas em outras cidades ao redor do mundo, de modo a permitir que admiradores da arte urbana de diversos locais conheçam a riqueza das cores e traços que dialogam todos os dias pelos muros das cidades.
*Para colaborar com o mapeamento da arte urbana no Rio, é só marcar #StreetArtRio no seu post – lembrando que só vale para registros feitos no Rio.
Publicidade
Pode ser que você não saiba, mas uma das marcas mais importantes e mais influentes da fotografia tem uma galeria...
Tudo pode ser arte, inclusive seres humanos? A mostra O Corpo É a Casa, do austríaco Erwin Wurm, em cartaz até 8 de...
Depois que eu me entendi como um homem cisgênero gay, eu comecei a olhar pro mundo além do Brasil com uma curiosidade...
O Centro de São Paulo tem de tudo, mas de tudo mesmo. Em termos musicais, a premissa continua, passando pelo samba,...
Foi-se o tempo em que as bancas de jornais ao redor de São Paulo serviam apenas para vender jornais. Estes simpáticos...
O Japão é muito conhecido por duas coisas: tradição e inovação. Se tem um tipo de lugar que une essas duas...
Sabadão de sol, ao invés de partir para os exercícios físicos no parque, a gente estava como? Injetando açúcar na...
Com mais de 12 mil restaurantes e 52 tipos de cozinha, São Paulo é um verdadeiro playground para amantes da...
Com as altas temperaturas e as árvores tão escassas, fica difícil amar São Paulo durante o verão melecante. Falta,...