Sustentabilidade

Casal planta centenas de orquídeas nas margens de rios de SP para dar mais vida à cidade

por: Redação Hypeness

As margens do Rio Tietê e do Rio Pinheiros já foram cenário para passeios idílicos e agradáveis, entre orquídeas da espécie, liláses e de perfume suave, e pausas para mergulhos refrescantes em águas límpidas. Isso, porém, se deu 100 anos atrás. Se hoje o Tietê quase deixou de ser um Rio para se tornar um absurdo depositário de lixo e esgoto, ao menos as orquídeas aos poucos vêm sendo devolvidas ao seu habitat natural.

É o que realiza o orquidófilo Alessandro Marconi, com seu projeto Mil Orquídeas Marginais. Depois de descobrir, em livros do botânico brasileiro Frederico Carlos Hohne, que a orquídea em questão abundava às margens dos dois principais rios de São Paulo, Marconi convidou sua esposa, a produtora Carolina Sciotti, para essa valiosa missão: espalhar mais de 700 mudas de orquídeas pelas margens do Rio.

A orquídea Cattleya loddigesii

A orquídea Cattleya loddigesii

A incrível piscina do antigo Clube Germânia, localizada dentro do clube Pinheiros

A incrível piscina do antigo Clube Germânia, localizada dentro do clube Pinheiros

FLORES4

Para isso, em Outubro de 2014 os dois começaram uma campanha de financiamento coletivo, a fim de levantar os custos para realizar a tarefa. A campanha foi um sucesso e, com o investimento 217 pessoas, levantou mais de R$ 23.000,00.

Desde então, as orquídeas – amarradas a árvores nativas espalhadas pelas matas que ainda envolvem o Pinheiros e o Tietê – e em agosto de 2015 já estavam enraizadas, exibindo frutos e florescendo, adaptadas ao ambiente que, apesar do esforço humano, ainda oferece e aceita vida.

FLORES3

FLORES7

FLORES6

FLORES9

Ainda que sejam das mais belas flores, o projeto não se pretende meramente decorativo. O objetivo é em breve atingir as 1000 mudas plantadas, e que todas se reproduzam sozinhas, para cuidarmos um pouco de nossa flora e principalmente sensibilizar as autoridades e a população para a questão ambiental – além de tingir um pouco de vida o visual tão cinza da cidade.

Assista ao vídeo de apresentação que lançou o projeto no Catarse:

MIL ORQUIDEAS MARGINAIS from aa.marconi on Vimeo

FLORES5

FLORES10

FLORES12

FLORES13

Para saber mais, visite o site do projeto aqui.

Todas as fotos © Mil Orquídeas Marginais

Recentemente o Hypeness mostrou uma possível solução para limpar os rios do mundo. Relembre.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Colgate lança escova dental de bambu natural certificado