Inovação

Cidade paranaense aprova projeto para que 100% de sua energia venha de fezes animais

por: Redação Hypeness

A cidade de Entre Rios do Oeste, no Paraná, pretende se tornar referencia em energia renovável e autossustentável no Brasil, unindo o útil ao fundamental, ainda que nem tão agradável assim. A cidade pretende zerar suas contas de luz aproveitando os resíduos dos porcos, gado bovino e aves, e com isso gerar energia limpa para seus moradores.

BIOGÁS2

Um biogasoduto de 22 km de extensão interligará 19 propriedades, responsáveis inicialmente pela produção do biogás – transformando assim o que seria um agente poluente em energia e fertilizante, e oferecendo ainda outra fonte de renda para seus produtores. A energia gerada nessa primeira fase já será suficiente para abastecer todos os prédios públicos da cidade, mas a intenção é que em breve o biogás responda a toda demanda energética de Entre Rios do Oeste.

BIOGÁS4

O projeto – uma parceria entre a Copel (Companhia Paranaense de Energia) e o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) é inovador por agrupar pequenas unidades produtoras ao redor de uma grande central: um refinaria, que transformará toda a produção em biometano.

BIOGÁS3

BIOGÁS1

O projeto prova que, quando o ser humano quer, consegue transformar quase tudo em boas ideias, alternativas e esperança; até mesmo fezes.

BIOGÁS5

Algum tempo atrás o Hypeness mostrou o estado alemão que vive somente de energia limpa desde 2014. Relembre.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Wired Festival CreativeX: premiação que celebra criatividade e inovação brasileiras tem inscrições abertas