Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Pouco a pouco, a noção de que a internet tem um arquivo quase infinito de informações gratuitas vem sendo sobreposta por empresas que negociam em cima dos direitos autorais. Enquanto sites que disponibilizam material como filmes e músicas enfrentam a Justiça internacional, um movimento análogo acontece no campo dos estudos científicos.
O Sci-Hub, mantido pela neurocientista Alexandra Elbakyan, do Cazaquistão, é praticamente um Pirate Bay da ciência. No ar desde 2011, o site acessa pesquisas e documentos protegidos por editoras e torna os dados públicos. Isso é feito em parceria com cientistas anônimos que assinam os serviços e permitem que os “piratas do saber” utilizem suas contas.
É claro que esse movimento não sairia impune. A Corte de Nova York já determinou o fechamento do site, que simplesmente mudou de domínio (novamente uma semelhança com o Pirate Bay). Uma das maiores editoras científicas do mundo, a Elsevier está processando o Sci-Hub e pede até 150 milhões de dólares por artigo replicado.
Ainda assim, sua fundadora não recua. Elbakyan declara que o modelo de negócios dessas empresas vai ao encontro da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que diz que “todos têm o direito de participar livremente na vida cultural da comunidade, tirar proveito das artes e dos avanços científicos e seus benefícios”.
No site, os administradores afirmam que “atualmente, a distribuição de pesquisas, que poderia ser maior do que nunca, é restringida por leis de direitos autorais, que diminuem muito a velocidade com que a ciência avança”.
Você concorda com essa visão?
Publicidade
Brincar com a comida pode sim! Principalmente se for para ajudar crianças a aprenderem algo. E nisso o ilustrador e...
Quem sofre de insônia sabe a aflição que é ficar horas olhando para o teto ou então se debatendo na cama lutando...
No lançamento oficial de sua loja em NY, a MakerBot apresentou sua própria cabine de foto em 3D. Os usuários...
Revelado a poucos dias, Virtual Footwear Wall, permite que os consumidores que estão na loja vejam mais de 8.000...
Segundo os criadores do Milkie, objetivo do projeto é simples: juntar os amigos e tirar as ideias do papel, sempre em...
Carnaval é tempo de alegria, calor e sede, muita sede. Claro que chega uma hora que todo mundo fica apertado pra fazer...
O consultor de tecnologia de informação Nat Morris, inventou uma forma de alimentar e também de entreter seu...
Se há um sentido nobre para o desenvolvimento tecnológico é o de oferecer melhorias concretas aos que mais precisam....
O ator e cantor norte-americano Lou Wegner, atualmente com 16 anos, desde os 14 vem sendo o líder de uma causa...