Sustentabilidade

Cineasta usa drone para registrar a terrível realidade das grande fazendas de animais

por: Redação Hypeness

O cineasta norte-americano Mark Devries utilizou um veículo aéreo não tripulado – os famosos drones – para registrar o que todos nós já sabemos, mas raramente podemos comprovar: as grandes fazendas de criação e abate de animais foram transformadas em fábricas – poluentes e desumanas, tratando com crueldade assombrosa os animais, em nome do lucro desenfreado e da eficiência.

Como diz o próprio Mark, no que diz respeito ao tratamento oferecido aos animais, nos comportamos como nazistas.

FAZENDA7

O drone de Mark sobrevoou e filmou uma das “fábricas” da Smithfield Farms, a maior produtora de carne suína do mundo. A empresa possui mais de 2000 fazendas de criação de porcos somente no estado americano da Carolina do Norte – cada uma com milhares de porcos sendo “criados”.

Por dia, dezenas de milhares porcos são abatidos somente pela Smithfield Farms, em condições que, como mostra o registro em vídeo de Mark, são capazes de tirar nosso sono.

FAZENDA3

Entre outras coisas, pode se ver um enorme lago vermelho, do tamanho de quatro campos de futebol, composto por fezes e urina desses animais. Atrás dos lagos, galpões onde esses milhares de animais – dóceis, inteligentes e inocentes porcos – “vivem”, amontoados por meses de tal forma que muitas vezes não conseguem sequer se mover.

FAZENDA8

Quando esse lago atinge seu limite e ameaça transbordar, funcionários da empresa espalham o excesso borrifando a venenosa mistura pelos campos ao redor do local, atingindo, através do vento, inclusive as casas de moradores próximos. Como não poderia deixar de ser, a população ao redor é composta por negros e pobres, que, além de não poderem abrir as janelas ou muitas vezes sair de suas casas – de tão insuportável que é o cheiro ou a “chuva” tóxica que lhes cobre eventualmente -, ainda pagam com a própria saúde por tais práticas.

FAZENDA6

O cineasta e seu drone
O cineasta e seu drone

Pois são diversos os estudos que mostram o aumento da incidência de asma e outros problemas respiratórios em crianças moradoras da região, assim de pressão alta e problemas cardíacos em adultos. Não é exagero algum concordar com o cineasta quando ele diz que tais procedimentos estão entre “os mais bizarros e perturbadores fenômenos ambientais que já ameaçaram a América” – e o mundo.

O vídeo já foi visto mais de 4 milhões de vezes e, para se ter certeza de que tal processo tem que mudar e se humanizar, basta ter olhos pra ver – e um coração.

Assista o vídeo realizado por Mark:

Outro vídeo impressionante sobre a indústria de alimentos animais:

SAMSARA food sequence from Baraka & Samsara on Vimeo

Todas as imagens: Mark Devries / Reprodução do vídeo

Recentemente o Hypeness publicou um ensaio em que um fotógrafo substituiu animais por pessoas na fila de abate de um matadouro. Relembre.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Baleia é encontrada morta com 100 kg de plástico no estômago